De 26 a 29 de agosto, será realizado na Índia o Festival de Cinema Internacional Madre Teresa (MTIFF), o qual contará com 23 filmes estrangeiros e nacionais em homenagem à Beata Madre Teresa de Calcutá, que será canonizada no próximo dia 4 de setembro no Vaticano.

 

O festival acontecerá em Calcutá, concretamente em Nandam, centro cultural dirigido pelo governo, e será inaugurado com um documentário americano intitulado “Madre Teresa”.

Segundo o diretor do festival, Sunil Lucas, será apresentado “o melhor e maior repertório de filmes e documentários realizados” sobre a vida da Beata e Prêmio Nobel da Paz de 1979. “O objetivo é difundir a mensagem da Madre Teresa ao mundo. Queremos divulgar e sensibilizar as pessoas”, disse Lucas a Press Trust of India.

Para o festival, os organizadores apresentarão 23 filmes dos quais dois serão estreias mundiais. Entre eles, haverá 7 filmes provenientes da Índia e os demais serão dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Espanha, Itália, Canadá e Japão.

Os dois filmes que estrearam mundialmente são: “Amar até doer” (Love till it hurts) das Irmãs Paulinas e “Memórias da Madre” (Memories of Mother) de um autor que vive em Londres.

A maioria dos filmes do festival são documentários. Entre eles se destacam “Convertendo-se em uma Santa” (Making of a Saint) e “Em nome dos pobres de Deus” (In the Name of God’s Poor), protagonizado pela filha de Charles Chaplin, Geraldine, representando a Madre Teresa.

Outro trabalho importante é dos diretores ganhadores dos prêmios Emmy, Ann e Jeannette Petrie, que filmaram “Madre Teresa: o legado” (Mother Teresa: The Legacy), filme oficial por ocasião da beatificação da Madre Teresa em Roma.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Não há santo ou beato na história da Igreja Católica que tenha tido um festival internacional de filmes dedicados a ele ou a ela”, disse o sacerdote C.M. Paul, que dirigiu a primeira e segunda edição do festival.

Até então, foram realizadas quatro edições do Festival de Cinema Internacional Madre Teresa. A primeira aconteceu em 2003, imediatamente depois da sua beatificação; a segunda no 10º aniversário de sua morte em 2007; e a terceira ao completar 100 anos do seu nascimento em 2010. 

O Festival de Cinema Internacional Madre Teresa é organizado pelo capítulo indiano da SIGNIS, a Associação Católica de Comunicação.

Os filmes também serão projetados em outras cidades da Índia como: Deli, Bombaim, Chennai, Bangalore, Udaipur, Guwahati, Patna, Indore, Ranchi e quatro cidades de Kerala.

O festival também será realizado em 50 países, incluindo Reino Unido, Malásia, Irlanda, Itália, Austrália, Tailândia, Myanmar, Bangladesh, Sri Lanka e China.

Confira também: