VATICANO, 7 de set de 2016 às 11:03
Na catequese que o Papa Francisco pronunciou hoje na Praça de São Pedro, o Pontífice denunciou os tipos de deuses que alguns criam à sua medida e que se afastam do verdadeiro Deus. O Papa assinalou ainda 5 obstáculos próprios dos nossos tempos que nos impedem sentir a presença de Deus.
"Nós os cristãos acreditamos no Deus de Jesus, o cristão acredita no Deus de Jesus Cristo, seu desejo é crescer na experiência viva de seu mistério de amor”, afirmou o Santo Padre. O Papa Francisco explicou que “também hoje o homem constrói imagens de Deus que lhe impedem de gostar de sua presença real”.
A partir desse aviso, Francisco elencou 5 destes obstáculos que impedem-nos experimentar a presença real de Deus:
“Alguns tecem uma fé ‘faça você mesmo’ que reduz Deus ao espaço limitado dos próprios desejos e das próprias convicções. Mas esta fé não é conversão ao Senhor que se revela, ao contrário, impede-O de provocar a nossa vida e a nossa consciência”.
“Outros reduzem Deus a um falso ídolo; usam seu santo nome para justificar os próprios interesses ou até mesmo o ódio e a violência”.
“Para outros Deus é somente um refúgio psicológico no qual estar seguro nos momentos difíceis: trata-se de uma fé dobrada em si mesma, impermeável à força do amor misericordioso de Jesus que conduz em direção aos irmãos”.
“Outros ainda consideram Cristo somente um bom mestre de ensinamentos éticos, um entre tantos na história”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Finalmente, há quem sufoca a fé em uma relação puramente intimista com Jesus, anulando o seu impulso missionário capaz de transformar o mundo e a história.
Em seguida, o Pontífice ressaltou que “a mensagem que a Igreja recebe do relato da vida de Cristo é muito claro: Deus não mandou a seu Filho ao mundo para castigar aos pecadores nem para aniquilar aos malvados”. Na verdade, prosseguiu, Ele “convida à conversão para que vendo os sinais da bondade divina possam reencontrar o caminho de volta”.
“Tenhamos o compromisso de não colocar nenhum obstáculo ao agir misericordioso do Pai, e peçamos o dom de uma fé grande para que também nós sejamos sinais e instrumentos de misericórdia”, concluiu.
Confira também:
Vídeo de intenções de oração: Papa exorta a acolher a oportunidade de ser solidários https://t.co/tfq6oJmJoA
— ACI Digital (@acidigital) September 5, 2016