VATICANO, 3 de out de 2016 às 17:00
A bordo do avião no qual retornou no último domingo a Roma depois de sua viagem à região do Cáucaso, o Papa Francisco explicou os critérios que tem em conta para eleger cardeais.
O Papa deu esta explicação em resposta a duas questões do jornalista italiano Gianni Cardinale, que perguntou: “Quando fará novos cardeais? Quais são os critérios que se inspira para esta eleição?”.
Esta foi a resposta do Santo Padre:
“Os critérios serão os mesmos dos dois outros consistórios, um pouco de toda parte, porque a Igreja é no mundo inteiro. Sim, talvez... ainda estou estudando os nomes, mas talvez sejam três de um continente, dois de um outro ou um de outro lugar, um de um país, mas não se sabe.
A lista é longa, mas há somente 13 lugares.
Deve-se pensar em fazer um equilíbrio, mas eu gosto que se veja no Colégio Cardinalício a universalidade da Igreja, não somente o centro – por assim dizer – ‘europeu’, de todos os lados, dos cinco continentes se possível”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Sobre a data do próximo consistório, o Papa disse que ainda não está definida “porque devo estudar a lista e definir a data, pode ser no final do ano, pode ser no início do outro.
No final do ano tem o problema do Ano Santo, mas é possível resolver no início do próximo ano, mas será logo”.
Confira também:
Estes poderiam ser os próximos cardeais criados pelo Papa Francisco https://t.co/JkjZXtAL9Z
— ACI Digital (@acidigital) 7 de setembro de 2016