VATICANO, 6 de out de 2016 às 16:30
O Vaticano acolherá na sexta-feira, 7 de outubro, uma “celebração sinfônico-catequética” dirigida pelo Caminho Neocatecumenal na qual será interpretado o musical “O Sofrimento dos Inocentes”.
Graças a uma iniciativa do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, a orquestra e o coro do Caminho Neocatecumenal interpretará esta sinfonia composta pelo iniciador e internacional responsável internacional deste movimento, Kiko Argüello.
A celebração, que será presidida pelo Cardeal Josef Cordes, presidente emérito do Pontifício Conselho Cor Unum, faz parte do programa de atividades do Jubileu da Misericórdia e, em particular, do Jubileu Mariano, que acontecerá desta sexta-feira até domingo, 9 de outubro, e recebeu o apoio do Papa Francisco.
Participarão do evento diversos cardeais, bispos e autoridades civis, bem como membros do Caminho Neocatecumenal na Itália e em outros países.
Segundo um comunicado do Caminho Neocatecumenal, “nesta celebração sinfônico-catequética é apresentado o sofrimento da Virgem Maria ao ver como matam o seu filho, uma dor tão grande que atravessa a alma, uma espada, um sofrimento semelhante ao que toda mãe sente diante da morte de seus próprios filhos, vítimas inocentes de violências inauditas, ao longo da história sem misericórdia dos massacres perpetrados até hoje.
“Com esta sinfonia buscaremos apoiar Maria frente à espada que atravessa sua alma como acontece com Jesus no Horto das Oliveiras, quando um anjo o ajuda a beber o cálice da amargura”.
Kiko Argüello explica também que “contemplaremos e sustentaremos a Virgem que aceita a espada que, segundo o profeta Ezequiel, Deus havia preparado para os pecados de seu povo e que agora atravessa a alma desta mãe e se associa desta maneira à redenção universal de nosso Senhor Jesus Cristo, que tornou sagrado cada sofrimento e dor do homem”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Quantos sofrimentos no mundo atual, quantas vítimas inocentes de catástrofes como o terremoto que golpeou o centro da Itália! A linha vermelha da violência que provoca terror e morte, as guerras e a tragédia dos refugiados, vidas interrompidas de homens e mulheres e, sobretudo, de crianças”, afirma.
A celebração contará com uma saudação, uma oração inicial e uma introdução. Em seguida, a orquestra e o coro interpretarão a sinfonia que é dividida em cinco movimentos: Getsêmani, Lamento, Perdoa-lhes, Espada e Resurrexit. Uma vez terminada, o presidente da assembleia irá fazer uma intervenção.
Esta composição musical já foi interpretada em inúmeros países. Há alguns meses, a Orquestra do Caminho viajou até o Japão para realizar várias celebrações sinfônicas em Tóquio e Fukushima. Além disso, Jerusalém, o Lincoln Center de Nova York, o Chicago Symphony Hall, o Teatro da Ópera de Budapeste ou Auschwitz, foram lugares onde essa obra musical foi interpretada.
Confira também:
“Chuva” de vocações após a JMJ: 7 mil jovens dizem sim a Deus https://t.co/OAFgecieyR
— ACI Digital (@acidigital) 4 de agosto de 2016