O Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Luis Augusto Castro, expressou seus cumprimentos e felicitações ao presidente do país, Juan Manuel Santos, que ganhou o Prêmio Nobel da Paz 2016.

Em um comunicado divulgado na sexta-feira, 7 de outubro, o Comitê Norueguês do Nobel anunciou a sua decisão de “outorgar o Prêmio Nobel da Paz 2016 ao presidente colombiano Juan Manuel Santos, por seu esforço determinado de levar ao seu fim a guerra civil de mais de 50 anos no país”.

Segundo explica o comitê, o enfrentamento entre a guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) e o Estado colombiano “custou a vida de ao menos 220.000 colombianos e deslocou cerca de seis milhões de pessoas”.

“Seus esforços para promover a paz cumprem assim os critérios e o espírito da vontade de Alfred Nobel”, indicou o comitê.

Juan Manuel Santos encabeçou a negociação dos acordos de paz com as FARC, recentemente assinados em Cartagena (Colômbia). Os documentos foram submetidos a um plebiscito, no qual o “Não” ganhou por uma pequena diferença.

Em declarações publicadas no site da Conferência Episcopal da Colômbia, Dom Luis Augusto Castro, também Arcebispo de Tunja, expressou suas felicitações “com todo o coração ao presidente Santos” e assegurou-lhe que está “muito feliz, pois os colombianos estamos felizes por este prêmio, que além de ser um reconhecimento ao esforço dele, é um incentivo ao processo de paz”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

“Que este prêmio também mova aqueles que estão dialogando neste momento para encontrar uma solução rápida e que possamos seguir avançando com este processo”, assinalou.

Dom Castro encorajou a “pôr um fim a este assunto colocar tantos obstáculos”.

Confira também: