ATLANTA, 27 de out de 2016 às 07:00
Uma artista fez uma cabeça para o Menino Jesus a fim de substituir a que havia sido roubada de uma imagem de mármore na igreja Ste. Anne des Pins, em Ontario (Canadá). Nas últimas semanas, seu trabalho foi alvo de críticas e brincadeiras nas redes sociais, mas ninguém suspeitou que este fato faria com que os ladrões devolvessem a cabeça que roubaram.
Baby Jesus statue reunited with missing head after its terracotta replacement was mercilessly mocked https://t.co/TKcejvSwkh pic.twitter.com/241vKSANkY
— CNN (@CNN) 25 de outubro de 2016
No ano passado, um grupo de vândalos roubou a cabeça do Menino Jesus da imagem. O Pe. Gerald La Jeunesse, pároco da igreja, indicou que esta não foi a primeira vez que isso havia ocorrido – provavelmente porque a cabeça era pequena e fácil de ser arrancada – e calculou que fazer uma nova cabeça custaria entre 6 mil e 10 mil dólares. Então, como não tinha dinheiro suficiente, deixou o Menino Jesus sem cabeça durante alguns meses.
Uma artista local chamada Heather Wise teve uma boa intenção e disse ao sacerdote que faria uma nova cabeça para colocá-la provisoriamente na imagem. O Pe. Gerald viu como Heather permanecia durante horas trabalhando.
La "Cecilia" de Ontario...
— Clara Tahoces (@claratahoces) 21 de outubro de 2016
Artist repairing decapitated baby Jesus statuehttps://t.co/xori86NImS pic.twitter.com/MfrAcNNruM
Quando terminou, o resultado de seu trabalho foi criticado pelos paroquianos, porque agora a Virgem carregava um menino com uma cabeça da cor laranja que – conforme indicaram vários usuários nas redes sociais – parecia com a Maggie Simpson, da famosa série animada ‘Os Simpson’.
Temporary Jesus statue head 'shocking to the eyes' https://t.co/1xnIrjYGsm pic.twitter.com/MhV1OpblN6
— CBC News (@CBCNews) 19 de outubro de 2016
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Este acontecimento recordou a restauração fracassada feita por Cecilia Gimenez, uma senhora de 80 anos, na pintura do Ecce Homo, da igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, localizada em Borja (Espanha).
Mais do que representar Jesus durante sua agonia, a pintura de Gimenez ficou mais parecida com um macaco ou homem lobo, com traços deformados e difusos.
Por isso, nas redes sociais nomearam a nova cabeça do Menino Jesus como o “Ecce Homo de Ontario”.
Algo que a artista não suspeitou é que seu gesto faria com que os ladrões devolvessem a verdadeira cabeça do Menino Jesus.
O Pe. Gerald manifestou a CNN que está “feliz pelo resultado”. “Agradeço a artista, pois o seu trabalho chamou a atenção e as pessoas certas foram atraídas a trazer um bom resultado”.
Exclusive: Viral frenzy leads to resurrection of baby Jesus statue's original head https://t.co/BtgDi32CTT pic.twitter.com/9qibCTHmWn
— Sudbury .com (@sudburydotcom) 23 de outubro de 2016
“Isso demonstra que às vezes a Internet está a seu favor”, expressou o sacerdote ao jornal ‘Sudbury.com’. Acrescentou que para se assegurar que a cabeça não será roubada novamente, colocarão um prego maior no pescoço da imagem do Menino Jesus e contratarão um profissional para restaurar os detalhes danificados da imagem.
Confira também:
Você lembra o Ecce Homo de Borja? Agora inspira uma ópera cômica https://t.co/ek89DPZOHN
— ACI Digital (@acidigital) 19 de agosto de 2016