VATICANO, 31 de out de 2016 às 10:30
Um forte terremoto de 6,5 graus atingiu o centro da Itália às 7h41 deste domingo, 30, causando grandes danos em diversas localidades das regiões de Úmbria e Marcas. Também foi sentido em Roma, atingiu a Basílica São Paulo Extramuros.
+++La scossa #terremoto di oggi la più forte in Italia da #Irpinia 1980. #LAquila 6.1, #Amatrice 6.3 #Norcia oggi 6.5+++ pic.twitter.com/ZPDHUrvy2q
— Rainews (@RaiNews) 30 de outubro de 2016
O epicentro foi entre as cidades de Castelsantangelo, Núrsia e Preci, à 10 km de profundidade, segundo informações do Instituto nacional de Geofísica e Vulcanologia. O sismo foi sentido em toda a Itália central. Na cidade de Roma, muitos vizinhos saíram de suas casas assustados e o metrô suspendeu temporariamente seu serviço como medida de precaução.
Roma tembló esta mañana. Corresponsal @maryshovlain de @EWTN registró video muy cerca al Vaticano #terremoto #Italia pic.twitter.com/CokBM3oL5M
— ACI Prensa (@aciprensa) 30 de outubro de 2016
A agência de notícias Ansa, informou que a Basílica pontifícia de São Paulo Extramuros foi danificada após o terremoto. Sofreu inúmeras rachaduras, por isso, foi fechada ao público durante algumas horas a fim de preservar seu estado. Entretanto, já foi reaberta.
#Terremoto Informazione di servizio 1:
— Greg Burke (@GregBurkeRome) 30 de outubro de 2016
San Paolo fuori le Mura è stata riaperta. Era stata chiusa per alcune ore per le verifiche.
Não foram registradas vítimas mortais, embora a Defesa Civil tenha comunicado que há vários feridos devido aos diversos desmoronamentos de casas que foram gravemente danificadas pelos terremotos que ocorreram há algumas semanas.
A região mais afetada tinha sido parcialmente evacuada depois dos últimos tremores, o qual evitou uma tragédia. Em Amatrice, localidade severamente afetada pelo terremoto do último dia 24 de agosto, quando morreram aproximadamente 300 pessoas, a igreja de São Martinho foi destruída no último sismo, assim como a torre que é o símbolo da cidade que milagrosamente havia permanecido em pé em meio a tanta desolação.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
#Norcia, #Italia: el antes y después. Terremoto de 6.6 a las 08:40 @MattiMatti89 pic.twitter.com/55Un84mQaS
— InfoEmergencias (@InfoEmerg) 30 de outubro de 2016
Em Núrsia, localidade mais afetada pelo tremor que ocorreu ontem, a Basílica de São Bento e a Catedral de Santa Maria Argentea ficaram totalmente destruídas. Os monges da basílica informaram por meio de uma mensagem no Twitter que o templo havia sido totalmente destruído. Ao mesmo tempo, publicaram um comunicado no qual notificavam que estavam bem, “mas nossos corações estão muito afetados e estamos tentando averiguar se alguém precisa receber a extrema unção”.
People are trapped in the main square, as nearby buildings may collapse. Trucks are coming to clear a path to safety. #terremoto
— The Monks of Norcia (@monksofnorcia) 30 de outubro de 2016
Dentro da basílica, várias religiosas e fiéis que participavam da Missa ficaram presos. A equipe de bombeiros conseguiu resgatá-los, entre eles há seis pessoas com ferimentos leves.
A Basílica de São Bento foi construída entre os séculos XIV e XVI sobre uma estrutura anterior. Sua cripta é uma antiga construção do século I onde, segundo a tradição, viveu o santo. A Catedral de Santa Maria Argentea foi construída no século XVI, também edificada em cima de um templo anterior do período romano imperial.
Algumas horas depois do terremoto, os monges de Núrsia, junto com religiosas e vizinhos, se reuniram na praça localizada em frente à Basílica de São Bento para rezar comunitariamente.
Este terremoto aconteceu como consequência da ativação da mesma falha que provocou os terremotos de agosto e do dia 26 de outubro na mesma região.
Confira também:
Encontram imagem intacta da Virgem Maria após devastador terremoto na Itália https://t.co/JITjT5Epuj
— ACI Digital (@acidigital) 26 de agosto de 2016