HAVANA, 10 de nov de 2016 às 15:00
O Movimento Cristão Libertação (MCL) felicitou Donald Trump pela sua eleição como Presidente dos Estados Unidos e solicitou o seu “apoio concreto” às iniciativas que estão apresentando em Cuba para alcançar a sua transição pacífica à democracia, como a proposta “Um cubano, um voto”.
O candidato republicano Donald Trump foi eleito Presidente dos Estados Unidos no dia 8 de novembro, após ganhar com 278 votos do Colégio Eleitoral contra 218 da candidata democrata Hillary Clinton.
Além disso, o Partido Republicano teve a maioria de votos na Câmara de Representantes e no Senado. Trump assumirá a Presidência em 20 de janeiro de 2017.
Em uma nota difundida na quarta-feira em sua página, o MCL felicitou Trump pela sua eleição, assim como “o povo dos EUA pela sua soberana decisão, com o desejo (pelo qual trabalhamos) de que um dia também possamos ter eleições livres em Cuba”.
O movimento fundado por Oswaldo Payá recordou que “nossas esperanças de mudança em Cuba não estão no que façam os Estados Unidos, mas no que façamos os cubanos, de dentro e de fora, pois somos um só povo, mas reclamamos a solidariedade dos países livres para consegui-lo”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Nesse sentido, assinalaram que, assim como pediram “ao governo espanhol um compromisso de apoio concreto às iniciativas que dentro de Cuba estão sendo apresentadas a fim de alcançar uma mudança pacífica, como no caso da iniciativa ‘Um Cubano, um Voto’”, fazem também este pedido “ao novo governo dos Estados Unidos e ao resto das democracias”.
“Além disso, pedimos que apoiem uma investigação internacional sobre as mortes de Oswaldo Payá e Harold Cepero que não foram esclarecidas”, ocorridas no dia 22 de julho de 2012.
Confira também:
Cuba: Secretário de Estado Vaticano recebeu representante do MCL https://t.co/7WqHdpFbAZ
— ACI Digital (@acidigital) 12 de agosto de 2016