APARECIDA, 16 de nov de 2016 às 11:00
O Papa Francisco aceitou nesta quarta-feira o pedido de renúncia apresentado pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis e nomeou como novo Arcebispo de Aparecida (SP) Dom Orlando Brandes, até então à frente da Arquidiocese de Londrina (PR). O Pontífice também nomeou Monsenhor Welington de Queiroz Vieira como Bispo da Prelazia de Cristalândia (TO).
Dom Raymundo havia apresentado o seu pedido de renúncia em fevereiro de 2012, quando completou 75 anos, conforme prevê o Código de Direito Canônico. Ele esteve à frente da Arquidiocese de Aparecida por 12 anos e ficará como Administrador Apostólico até a posse do novo arcebispo, em 21 de janeiro de 2017.
Dom Orlando Brandes assume a Arquidiocese de Aparecida no ano do tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul.
Nascido em Urubici, na diocese de Lages (SC), em 13 de abril de 1946, foi ordenado sacerdote em 1974. Estudou Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana e especializou-se em Teologia Moral na Academia Alfonsiana.
Em 1994, foi nomeado por São João Paulo II Bispo de Joinville (SC) e escolheu como lema “Somos operários de Deus” (1Cor 3,9). O Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Londrina em 2006.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Dom Orlando também foi Presidente da Comissão para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Delegado para a V Conferência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) em Aparecida, em 2007.
Novo Bispo de Cristalândia
Também nesta quarta-feira, o Santo Padre nomeou Monsenhor Welington de Queiroz Vieira como Bispo da Prelazia de Cristalândia (TO). Até então, ele era juiz Auditor da Câmara Eclesiástica da Diocese de Tocantinópolis e pároco de São Paulo Apóstolo, em Araguaína (TO).
O novo bispo nasceu em Tocantinópolis, no dia 11 de julho de 1968. Estudou Filosofia no Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima, em Brasília, e concluiu o curso na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Estudou Teologia no Seminário Arquidiocesano São José, no Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1996. Obteve ainda licenciatura em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense.