No último domingo, 13 de novembro, foram fechadas as Portas Santas no mundo e, no dia 20, o Papa Francisco encerrará o Ano da Misericórdia com o fechamento da última Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Nesta lista, recordamos 10 momentos inesquecíveis deste Ano Santo Ext4raordinário.

1. Papa abre a primeira Porta Santa do Jubileu na África

Embora o Ano de Misericórdia tenha iniciado oficialmente no dia 8 de dezembro de 2015, dias antes, o Papa Francisco abriu a Porta santa da Catedral de Bangui, na República Centro-Africana, um importante gesto para incentivar a paz no país e no mundo.

Foi a primeira vez que um Pontífice realizou este gesto fora de Roma e em um templo diferente das basílicas papais da Cidade Eterna.

2. Papa abre a Porta Santa em São Pedro e dá início ao Jubileu da Misericórdia e Bento XVI é o primeiro peregrino a cruzá-la

No dia 8 de dezembro de 2015, o Papa Francisco abriu a Porta Santa da Basílica de São Pedro para dar início ao Jubileu da Misericórdia.

O ato foi realizado ao término da Santa Missa que celebrou na Praça de São Pedro por ocasião da solenidade da Imaculada Conceição.

Neste mesmo dia, o Papa Emérito Bento XVI se tornou o primeiro peregrino a atravessar a Porta Santa da Basílica de São Pedro. Além disso, foi a primeira vez na história da Igreja que dois Pontífices cruzaram a Porta Santa.

 3. Uma multidão acompanhou São Padre Pio até o Vaticano

No dia 5 de fevereiro, dezenas de milhares de pessoas acompanharam a procissão dos restos mortais de São Padre Pio de Pietrelcina e de São Leopoldo Mandic da Igreja de São Salvador em Lauro até a Basílica de São Pedro no vaticano, lugar onde chegaram após pedido do Papa Francisco, por ambos terem sido testemunhos vivos da misericórdia.

4. O Papa envia os sacerdotes Missionários da Misericórdia

Ao concluir a Missa que presidiu no dia 10 de fevereiro na Basílica de São Pedro, por ocasião da Quarta-feira de Cinzas, o Papa Francisco enviou os Missionários da Misericórdia que, durante o Ano Jubilar, tiveram a faculdade de absolver os pecados reservados à Sé Apostólica.

Mais em

Participaram da celebração cerca de 700 desses sacerdotes, mas no total foram 1071 os que levaram a misericórdia e o perdão de Deus ao redor do mundo.

 5. Uma Porta Santa portátil para enfermos e idosos

Em 15 de março, a Diocese de Wrexham, no País de Gales (Reino Unido), criou uma Porta Santa portátil que foi levada para diferentes setores da cidade todos os sábados da Quaresma.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O bispo de Wrexham, Dom Peter Malcolm Brignall, explicou que esta Porta Santa portátil permite aos doentes e deficientes para experimentar a misericórdia de Deus.

6. O retiro televisionado do Papa pelo Jubileu dos sacerdotes

Graças à Internet, no dia 2 de junho, fiéis de todo o mundo puderam acompanhar ao vivo as três pregações do primeiro retiro televisionado que o Papa Francisco realizou por ocasião do Jubileu dos sacerdotes.

Este Jubileu reuniu em Roma (Itália) 6.000 padres e seminaristas de todo o mundo.

7. Papa preside em Cracóvia a Jornada Mundial da Juventude

Em 27 de julho, o Papa Francisco chegou à Polônia para celebrar a JMJ Cracóvia 2016. Diante de centenas de milhares de peregrinos presentes na cerimônia de acolhida, o Santo Padre desafiou os jovens a não se aposentar prematuramente, a não se render antes de começar a jogar, nem andar com o rosto triste e chateado.

Na Missa de encerramento, no dia 31 de julho, o Pontífice disse que milhões de peregrinos: “A JMJ – poderíamos dizer – começa hoje e continua amanhã, em casa, porque é lá que Jesus te quer encontrar a partir de agora”.

Ao final deste encontro mundial, o Pontífice anunciou que a próxima edição da JMJ será no Panamá, em 2019

8. A canonização de Madre Teresa de Calcutá

Em uma multitudinária Missa celebrada no dia 4 de setembro na Praça de São Pedro, no Vaticano, da qual estima-se que participaram cerca de 120 mil pessoas, o Papa Francisco canonizou Santa Teresa de Calcutá.

Em sua homilia, o Papa Francisco disse que “Madre Teresa, ao longo de toda a sua existência, foi uma dispensadora generosa da misericórdia divina, fazendo-se disponível a todos, através do acolhimento e da defesa da vida humana, dos nascituros e daqueles abandonados e descartados. Comprometeu-se na defesa da vida, proclamando incessantemente que quem ainda não nasceu é o mais fraco, o menor, o mais miserável”.

9. Canonização de 7 novos santos

No dia 16 de outubro, o Papa Francisco celebrou a Missa de canonização de sete novos santos da Igreja na Praça de São Pedro, entre os quais, o menino mexicano José Sánchez del Río, mártir da guerra dos Cristeros, e o sacerdote argentino José Gabriel del Rosario Brochero, a “Padre Brochero”.

Confira também: