“À luz do ‘Jubileu das Pessoas Excluídas Socialmente’, celebrado quando já se iam fechando as Portas da Misericórdia em todas as catedrais e santuários do mundo, intuí que, como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, se deve celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres”.

Deste modo o Papa Francisco anuncia na nova Carta Apostólica “Misericordia et misera” a instituição de um Dia Mundial dos Pobres, que será celebrado no domingo anterior à Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.

Além disso, o Papa afirma que este dia “será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que Se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia”.

“Será um Dia que vai ajudar as comunidades e cada batizado a refletir como a pobreza está no âmago do Evangelho e tomar consciência de que não poderá haver justiça nem paz social enquanto Lázaro jazer à porta da nossa casa”.

Além disso, “este Dia constituirá uma forma genuína de nova evangelização, procurando renovar o rosto da Igreja na sua perene ação de conversão pastoral para ser testemunha da misericórdia”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Francisco já expressou no último dia 13 de novembro, na Missa que celebrou por ocasião do Jubileu das pessoas socialmente excluídas, o desejo de instituir um “Dia dos Pobres”. “À luz destas reflexões, gostaria que hoje fosse o ‘dia dos pobres’. Que o Senhor nos conceda a graça de olhar sem medo para aquilo que conta, dirigir o coração para Ele e para os nossos verdadeiros tesouros”, disse naquele dia.

Confira também: