VATICANO, 21 de nov de 2016 às 13:00
O Papa Francisco havia concedido pelo Ano da Misericórdia que quem se confessasse com sacerdotes da Fraternidade Sacerdotal São Pio X (FSSPX – lefebvristas) recebesse "validamente e licitamente a absolvição dos seus pecados”.
Agora, na Carta Apostólica “Misericordia et misera”, o Pontífice estende essa concessão “para o bem pastoral destes fiéis e confiando na boa vontade dos seus sacerdotes para que se possa recuperar, com a ajuda de Deus, a plena comunhão na Igreja Católica”.
Assim, Francisco estabelece “por minha própria decisão de estender esta faculdade para além do período jubilar, até novas disposições sobre o assunto, a fim de que a ninguém falte jamais o sinal sacramental da reconciliação através do perdão da Igreja”.
Em maio deste ano, o Papa Francisco falou sobre a possibilidade de estabelecer uma prelatura pessoal para a Fraternidade São Pio X, mas caso aceitem o Concílio Vaticano II.
Durante a entrevista, o jornalista perguntou ao Santo Padre se “estaria disposto a dar um status de prelatura pessoal” a FSSPX. “Seria uma solução possível – respondeu Francisco –, mas primeiro é necessário estabelecer com eles um acordo fundamental. O Concílio Vaticano II tem seu valor. Avançamos lentamente e com prudência”.
A FSSPX foi fundada pelo Arcebispo Marcel Lefebvre em 1970, como resposta ao que descreve como os erros na Igreja depois do Concílio Vaticano II. Suas relações com a Santa Sé se tornaram mais tensas em 1988, quando Lefebvre consagrou quatro bispos sem permissão de São João Paulo II. A consagração ilícita teve como consequência a excomunhão dos cinco bispos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em 2009, as excomunhões foram retiradas por Bento XVI e desde então as negociações entre a Sociedade e o Vaticano continuaram para “reencontrar a plena comunhão com a Igreja”.
Em abril, a Santa Sé e a FSSPX informaram que aconteceu um encontro informal entre o Papa Francisco e o superior geral dos lefebvristas, o bispo Bernard Fellay, no Vaticano.
Confira também:
TEXTO: Carta Apostólica do Papa Francisco “Misericordia et misera” após o fim do Jubileu https://t.co/aBXJKlqy2C
— ACI Digital (@acidigital) 21 de novembro de 2016