Vaticano, 9 de dez de 2016 às 10:10
Algumas horas antes de inaugurar o presépio e a árvore de Natal do Vaticano, colocados, como todos os anos, no meio da Praça de São Pedro, o Papa Francisco recebeu em audiência uma delegação de Malta e da cidade italiana de Trento que doaram a árvore.
O Pontífice sublinhou que os que visitarem esse presépio “serão convidados a redescobrir o valor simbólico, que é uma mensagem de fraternidade, de partilha, de acolhimento e de solidariedade”.
“Também os presépios preparados nas igrejas, nas casas e em tantos lugares públicos são um convite a dar lugar na nossa vida e na sociedade a Deus, escondido na face de tantas pessoas que estão em condições difíceis, de pobreza e de tribulação”, acrescentou.
Francisco lhes agradeceu pelo gesto e explicou que “as bolas coloridas” da árvore “representam os valores da vida, do amor e da paz que o Natal de Cristo nos repropõe a cada ano”.
Por outro lado, o presépio “reproduz a paisagem maltesa e é completado pela tradicional Cruz de Malta e pelo ‘luzzu’, típica embarcação maltesa que recorda a triste e trágica realidade dos migrantes nas barcas que se dirigem à Itália”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Na experiência dolorosa destes irmãos e irmãs, vê-se aquela de Jesus, que ao nascer não encontrou abrigo e nasceu em Belém, e depois foi levado ao Egito para fugir da ameaça de Herodes”.
Em referência à árvore, o Papa recordou também a importância de cuidar da criação e convidou a contemplar diante dos dois símbolos natalinos, a “bondade de Deus e sua misericórdia”.
Confira também:
Assim serão o presépio e a árvore de Natal este ano no Vaticano https://t.co/Td2ATygPa2
— ACI Digital (@acidigital) November 10, 2016