ROMA, 13 de dez de 2016 às 09:30
O Prelado da Opus Dei, Dom Javier Echevarría, faleceu na segunda-feira, às 21h20, em Roma (Itália), aos 84 anos, dias depois de ser internado no policlínico da Universidade Campus Biomédico por uma infecção pulmonar.
Dom Echevarría foi um colaborador próximo de São Josemaría Escrivá de Balaguer. Em 1994, foi eleito Prelado da Opus Dei, tornando-se o segundo sucessor do santo. O primeiro foi Dom Álvaro del Portillo.
Em um comunicado divulgado pela Prelatura, informou-se que Dom Echevarría foi internado no dia 5 de dezembro no policlínico da Universidade Campus Biomédico, por causa de uma leve infecção pulmonar e estava recebendo um antibiótico para combatê-la. No entanto, o quadro clínico se complicou nas últimas horas, provocando uma insuficiência respiratória que causou seu falecimento.
O Prelado recebeu os últimos sacramentos à tarde, nas mãos de Dom Fernando Ocáriz, Bispo Auxiliar da obra, sobre quem agora recai o governo ordinário da Prelatura.
De acordo com os estatutos da Prelatura, Dom Ocáriz deverá convocar no prazo de um mês o congresso que eleja o novo Prelado. Este se realizará em um período de 3 meses. A eleição deve ser posteriormente confirmada pelo Papa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Dom Echevarría, segundo sucessor de São Josemaría, nasceu em Madri (Espanha), em 1932.
Nesta cidade, conheceu São Josemaría, de quem foi secretário de 1953 a 1975. Mais tarde, foi nomeado secretário-geral da Opus Dei. Em 1994, foi eleito Prelado. Recebeu a ordenação episcopal das mãos de São João Paulo II no dia 6 de janeiro de 1995, na Basílica de São Pedro.
Confira também:
Adolescente de 17 anos que morreu de câncer está a caminho dos altares https://t.co/qXgf4mmW5q
— ACI Digital (@acidigital) April 28, 2016