Os bispos do centro sul do Chile se reuniram com o Subsecretário de Agricultura, Arturo Barrera, para conhecer as políticas agrárias do Governo e expor suas inquietações sobre a situação do grupo de camponeses.

Durante o encontro realizado na Casa de Exercícios de Talca, o Presidente da Conferência Episcopal Chilena (CECH) e Bispo de Rancagua, Dom. Alexandr Goic Karmelic, assinalou que o objetivo da reunião foi dialogar e analisar com os representantes do Governo a situação agrária. Acrescentou que os bispos entregarão uma carta pastoral sobre este tema no final de 2005 ou princípios do próximo ano.

"O que nos interessa é que a carta seja uma resposta pastoral à realidade do mundo agrário", afirmou. Indicou que por isso é importante escutar o que o ministério e outras organizações estão fazendo neste campo.

O Presidente da CECH assinalou que embora a agricultura no país tenha melhorado, ainda falta muito por fazer.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Depois de reconhecer o trabalho do Governo e de diversas organizações por "melhorar a qualidade de vida (dos camponeses) e valorar a agricultura", Dom. Goic exortou a "valorar e respeitar profundamente" o serviço que o homem do campo dá "para o bem e a alimentação de nosso país".

No encontro também estiveram presentes o Bispo de Talca, Dom. Horácio Valenzuela; o Bispo de Chillan, Dom. Alberto Jara; o Bispo de Melipilla, Dom. Enrique Troncoso; e o Vigário Geral da Diocese de Linares, Pai Silvio Jara.

Dom. Goic assinalou que os bispos esperam transmitir uma palavra oportuna, cheia de esperança e orientadora de cara ao futuro.