CARACAS, 10 de jan de 2017 às 12:00
A I Assembleia Conjunta de Bispos e Leigos, realizada durante a 107ª Assembleia Ordinária dos Bispos da Venezuela, buscou “respostas concretas” para os desafios que o país vive.
Em um comunicado, a Conferência Episcopal Venezuelana (CEV) explicou que o encontro, realizado entre os dias 8 e 9 de janeiro em Caracas, “tinha o objetivo de contribuir com o discernimento e o diálogo, linhas de ação a fim de dar respostas concretas às exigências e aos desafios atuais”.
Estas linhas de ação, explicou o episcopado, permitirá que os bispos e leigos “proponham e trabalhem ideias chaves para a transformação sócio-política venezuelana”.
Participaram deste encontro 200 pessoas, entre bispos e leigos.
No discurso inaugural do evento, o presidente da CEV e Arcebispo de Cumaná, Dom Diego Padrón, sublinhou que “uma das tarefas imprescindíveis da Igreja na Venezuela no século XXI é se consolidar como Povo de Deus, para ser fiel ao chamado que o Espírito Santo faz aos seguidores de Jesus, às decisões do Concílio Vaticano II e às orientações dos Papas e das Conferências Gerais de Bispos da América Latina”.
Por sua parte, o presidente da Comissão Episcopal de Leigos e ministérios da CEV, Dom Luis Armando Tineo Rivera, destacou “a necessidade urgente de construir, através do discernimento e do diálogo conjunto entre bispos e leigos, linhas de ação a fim de responder concretamente os desafios atuais”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Dom Tineo Rivera assinalou que “a importância de ser leigo na Igreja não se deriva do fato de fazer parte de uma maioria estatística dentro dela, mas da dignidade e da vocação que acompanham o fato de ser cristão”.
A Presidente do Conselho Nacional de Leigos, Dra. Maria Elena Febres de Cordero, citou o Papa Francisco, recordando que “os leigos são um presente para a Igreja, somos a maioria, recordemos que todos nascemos leigos pela graça do batismo, batizaram-nos leigos e é o sinal indelével que ninguém nunca poderá eliminar”.
As conclusões deste encontro alimentarão a 107ª Assembleia Ordinária dos Bispos, que começou em 6 e terminará no dia 12 de janeiro.
Confira também:
Venezuela: Arcebispo lamenta violência e saques em Ciudad Bolívar https://t.co/LheO1rX60Z
— ACI Digital (@acidigital) December 21, 2016