REDAÇÃO CENTRAL, 16 de jan de 2017 às 15:00
O Papa Francisco nomeou o Arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cardeal Sérgio da Rocha, como membro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).
Dom Sérgio da Rocha foi criado cardeal pelo Papa Francisco no consistório de 19 de novembro de 2016. Naquela ocasião, o presidente da CNBB expressou que este era “um gesto de bondade e confiança” do Pontífice, “mas também um gesto de amor pela Igreja no Brasil”.
O Purpurado também havia declarado que acolhia a nova missão com “responsabilidade, porque o Papa está confiando um serviço esperando certamente que eu, o episcopado brasileiro, a Igreja no Brasil ofereça a sua contribuição para a Igreja presente aqui em Roma e no mundo inteiro”.
A Pontifícia Comissão para a América Latina é um organismo da Cúria Romana, criado em 1958. Tem como função primordial “assistir, com o conselho e os meios econômicos, as Igrejas particulares da América Latina, e dedicar-se, além disso, ao estudo das questões que se referem à vida e desenvolvimento dessas Igrejas, especialmente para dar ajuda tanto aos Dicastérios da Cúria interessados em razão da sua competência, quanto às Igrejas mesmas na solução de tais questões”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Atualmente, é presidida pelo canadense Cardeal Marc Ouellet e tem como secretário o uruguaio Prof. Guzmán Carriquiry. Além de Dom Sérgio da Rocha, outros membros brasileiros da CAL são o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, e o Arcebispo emérito de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis.
Confira também:
Papa Francisco faz visita surpresa à Pontifícia Comissão para a América Latina https://t.co/73nSsx71ME
— ACI Digital (@acidigital) July 13, 2016