Roma, 25 de jan de 2017 às 10:00
O governo da Polônia adotou múltiplas resoluções que estabelecem 2017 como Ano Jubilar para o país, devido à celebração do 300° aniversário da primeira coroação canônica da imagem da Virgem de Czestochowa.
“Polish Sejm, convencido da importância especial da devoção mariana para nossa terra – não só no aspecto religioso, mas também social, cultural e patriótico –, estabelece 2017 o Ano do 300° aniversário da Coroação da imagem de Nossa Senhora de Czestochowa”, assinala a resolução da Câmara do Parlamento.
Mais de 94% da população da Polônia é católica e a imagem da Virgem de Czestochowa, também conhecida como “Virgem Negra”, tem um significado importante para os poloneses e é muito venerada na Europa.
Em uma resolução adotada no dia 15 de dezembro de 2016, o Parlamento polonês classificou “a imagem da Mãe de Deus de Jasna Góra (…) um dos tesouros nacionais e religiosos mais importantes”.
Embora a imagem tenha sido coroada Rainha e Protetora da Polônia pelo Rei João II Casimiro em 1652, sua primeira coroação canônica foi realizada por Clemente XI no dia 8 de setembro de 1717, sendo esta a data do aniversário. Outras coroações a esta imagem foram realizadas por São Pio X em 1910 e por São João Paulo II em 2005.
Uma coroação canônica é um ato piedoso institucional no qual o Papa, através de uma bula, designa uma coroa ou uma auréola para ser acrescentada a uma imagem mariana sob um título devocional específico em uma área especial ou em uma diocese. A coroação da Virgem de Czestochowa foi a primeira coroação deste tipo realizada fora de Roma.
Para o jubileu, a Conferência Episcopal da Polônia criou um aplicativo para smartphones que envia um “pensamento mariano” todos os dias antes das 21h, a hora da “súplica de Jasna Góra”, uma oração especial pela intercessão da Virgem rezada pelos poloneses.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Os fiéis também foram exortados a participar do Jubileu oferecendo “dons espirituais” à Maria, como recitar certas orações, voltar ao sacramento da Reconciliação, ou renunciar algum vício, como as drogas ou a pornografia.
O Ano Jubilar foi inaugurado com uma Missa em 8 de setembro de 2016, celebrada pelo Arcebispo de Poznan, Dom Stanislaw Gadecki, no Mosteiro de Jasna Góra, onde se encontra a imagem. No site dedicado ao aniversário há um cronograma de atividades que será concluído em 26 de agosto, dia no qual é celebrada a Virgem de Czestochowa.
Segundo a agência católica de notícias polonesa KAI, Frei Marian Waligóra, prior do mosteiro, disse que a resolução do Senado e do Sejm reconhece “as façanhas deste lugar na história do país, a importância de Jasna Góra como um lugar em nossa história e centro religioso para toda a Igreja e todos os católicos”.
Confira também:
VÍDEO: Papa dá de presente “rosa de ouro” à Virgem da Czestochowa, Padroeira da Polônia https://t.co/Odwk43eYbe
— ACI Digital (@acidigital) July 28, 2016