REDAÇÃO CENTRAL, 30 de jan de 2017 às 19:00
Um homem de 48 anos atacou um Bispo católico de origem cubana em Newark, Nova Jersey, enquanto celebrava uma Missa dedicada a Roberto Clemente, jogador de beisebol de Porto Rico que jogou nas Grandes Ligas dos Estados Unidos.
O agressor foi identificado como Charles Miller e foi preso depois de dar um soco no rosto do Bispo Auxiliar de Newark, Dom Manuel Aurelio Cruz, que presidia a Eucaristia no dia 28 de janeiro na Basílica do Sagrado Coração da Arquidiocese, informa ‘NJ.com’.
Miller estava no templo durante a celebração, levantou-se, dirigiu-se ao altar e deu um soco no rosto de Dom Cruz.
James Goodness, porta-voz da Arquidiocese de Newark, assinalou: “Agradecemos as forças da ordem porque conseguiram prender o agressor”. “Isto não é algo que esperávamos que acontecesse nas nossas igrejas”, lamentou.
O Bispo de 63 anos foi levado ao hospital para ser atendido, embora não apresentasse nenhuma lesão séria, indicaram.
Dom Cruz nasceu no dia 2 de dezembro de 1953 em Havana (Cuba). Chegou aos Estados Unidos com a sua família em 1966. Foi ordenado sacerdote em 1980 em Newark, arquidiocese na qual atualmente é Bispo Auxiliar desde 2008.
O capitão Derek Glenn, porta-voz do Departamento de Segurança Pública de Newark, explicou que o escritório do xerife é responsável pela segurança da Catedral e estão fazendo as investigações.
Segundo informa ‘Tapinto Newark’, a Missa foi organizada pelo vereador de Newark Luis Quintana e patrocinada pelo prefeito Ras Baraka.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Estamos rezando pelo Bispo Manuel Aurelio Cruz. É difícil de entender o que levaria um homem a atacar um membro do clero em meio à santidade de uma igreja. Isto simplesmente não tem sentido”, disse Quintana.
Por sua parte, o vereador Aníbal Ramos Jr. comentou que “isto é realmente uma das coisas mais chocantes que já vi. Que um bispo tenha sido atacado enquanto fazia as orações iniciais de uma Missa, homenageando alguém humanitário como Roberto Clemente, é algo horrível”.
Quintana explicou que a Missa para homenagear Clemente foi celebrada no dia 29 de janeiro, às 12h30, em St. Lucy's Church, localizada a algumas quadras da Catedral.
Roberto Clemente Walker, a quem foi dedicada a Eucaristia, morreu em 1972 em um acidente aéreo enquanto viajava para a Nicarágua levando ajuda às vítimas de um terremoto.
Este jogador de beisebol venceu duas Séries Mundiais com a equipe na qual jogou em sua vida profissional: os Pittsburgh Pirates.
Confira também:
Dom Odilo: A pessoa que me agrediu precisa de ajuda https://t.co/KO9c9yGjDz
— ACI Digital (@acidigital) March 28, 2016