VATICANO, 6 de fev de 2017 às 13:00
O Papa Francisco nomeou Dom Giovanni Angelo Becciu, Arcebispo de Roselle e Substituto para os Assuntos Gerais da Secretaria de Estado, Delegado Especial para o Capítulo Extraordinário da Ordem de Malta que deverá eleger o novo Grão-Mestre.
Em uma carta enviada a Dom Becciu, o Santo Padre indica que “no início do processo de preparação do Capítulo Extraordinário que deverá eleger o novo Grão-Mestre da Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta, através desta carta, o nomeio hoje como o meu delgado especial nesta benemérita Ordem”.
Em 25 de janeiro, o Grão-Mestre Matthew Festing apresentou sua renúncia, depois de várias semanas de diálogo entre a Ordem de Malta e a Santa Sé sobre a legitimidade do Grupo nomeado pela Secretaria de Estado do Vaticano para investigar as circunstâncias nas quais ocorreu a substituição do Grão-Chanceler, Albrecht Freiherr von Boeselager, recentemente restituído.
Em um comunicado de imprensa emitido pela Ordem de Malta em 28 de janeiro, indicava-se a nomeação de Ludwig Hoffman von Rumerstein como tenente interino indicado até a conclusão do Capítulo Extraordinário que irá eleger o novo Grão-Mestre.
O Pontífice explicou na carta dirigida ao seu delegado, que “agirá em estreita colaboração com S.E. Ven. Balì Fra' Ludwig Hoffmann von Rumerstein, tenente interino, pelo maior bem da Ordem e a reconciliação entre todos os membros, religiosos e leigos. O delegado se unirá e auxiliará o tenente na preparação do Capítulo Extraordinário e, em conjunto, serão decididas as modalidades de um estudo em vista da oportuna atualização da Carta Constitucional da Ordem e do Estatuto”.
Além disso, explica que cuidará especialmente “de tudo aquilo que diz respeito à renovação espiritual e moral da Ordem, especialmente dos membros professos, para que seja plenamente realizada a finalidade ‘de promover a glória de Deus mediante a santificação dos membros, o serviço à Fé e ao Santo Padre e a ajuda ao próximo’, como se lê na Carta Constitucional”.
“Até o final do seu mandato, isto é, até a conclusão do Capítulo Extraordinário que elegerá o Grão-Mestre, o delegado será o seu exclusivo porta-voz em tudo o que diz respeito às relações entre a Sé Apostólica e a Ordem. Portanto, o Papa delega a Dom Becciu todos os poderes necessários para decidir as eventuais questões que possam surgir em decorrência da atuação do mandato que lhe foi confiado”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A Ordem de Malta é uma das mais antigas instituições ocidentais e cristã. Como ordem religiosa da Igreja desde 1113 e sujeito de direito internacional, mantém relações bilaterais com mais de 100 Estados e com a União Europeia, assim como uma missão permanente de observação ante as Nações Unidas.
A Ordem de Malta está presente em 120 países com projetos médicos, sociais e humanitários em favor dos necessitados.
Sua principal missão é ajudar as pessoas vítimas de conflitos armados e desastres naturais, oferecendo assistência médica, atendendo os refugiados e distribuindo remédios e material básico de sobrevivência.
Confira também:
Papa Francisco aceita renúncia do Grão-Mestre da Ordem de Malta https://t.co/7wbjtn863P
— ACI Digital (@acidigital) 26 de janeiro de 2017