SÃO PAULO, 3 de jun de 2005 às 19:03
O Santuário Nacional de Aparecida e a Campanha dos Devotos, estão impulsionando a entrada de mais veículo de comunicação católico no Brasil. A TV Aparecida, a nova emissora de televisão católica, entrará no ar em rede apartir do próximo mês de setembro.
O contrato com a Rede Vida, que inicialmente irá ceder o sinal do satélite, foi assinado ontem, 2 de junho, na basílica da Padroeira do Brasil, em Aparecida, no interior de São Paulo.
Com a ajuda de mais de 260 mil colaboradores da Campanha dos Devotos e do Santuário, que investiram cerca de US$ 1 milhão, a TV Aparecida entra no ar com três horas de programação. O dinheiro, fruto de doações ao Santuário Nacional, foi investido em projeto e cenários elaborados por profissionais experientes e equipamentos de última geração.
Segundo o anuncidado pela Agência Estado, a TV Aparecida começou a ser planejada em 2001, quando recebeu a concessão do Governo Federal. Um sinal próprio está sendo negociado. Por enquanto a TV entra no ar no canal 59 UHF.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A proposta da TV nasceu de idéias da equipe de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni atual produtor da Rede Globo, e de Afonso Auri, ex-funcionário do SBT. "Não será uma emissora exclusivamente religiosa", afirma o diretor da TV Aparecida, padre César Moreira.
A emissora vai funcionar no mesmo prédio da Rádio Aparecida, que está no ar há 54 anos, e a programação, das 9h ao meio-dia, começa com a missa, transmitida há 8 anos pela Rede Vida, direto do Santuário Nacional de Aparecida. Em seguida, será exibido o programa "Bom dia Romeiro", gravado na Sala das Promessas, um dos lugares mais visitados do Santuário. Dois programas de entretenimento vão até às 11h45, quando começa a oração de consagração dos brasileiros à Nossa Senhora Aparecida.
Além disso, nessas três horas de exibição do programa ainda haverá pequenas inserções, de 15 segundos de oração, e quatro boletins de notícias de até cinco minutos. Padre César ressalta que a TV será diferente da TV Canção Nova, da Renovação Carismática Católica. "A Igreja Católica no Brasil tem vários rostos, mas no sentido de somar".