Maryland, 24 de mar de 2017 às 13:00
Hoje, por ocasião dos 37 anos do falecimento do Beato Dom Óscar Romero, a organização de ajuda internacional Catholic Relief Services (CRS) recorda o seu legado de ajuda às pessoas angustiadas e marginalizadas em El Salvador através de um original projeto solidário.
O projeto solidário é chamado Prato de Arroz e foi preparado por ocasião da Quaresma, a fim de propor aos católicos dos Estados Unidos um caminho para contribuir na construção de uma “cultura de encontro”.
Assim, através desta iniciativa, a cada semana compartilham histórias de superação pessoal e familiar; promovem curso de formação; uma coleção de receitas sem carne; e oferecem orações, jejum e doações para mudar a vida dos mais pobres e vítimas da violência através do desenvolvimento de habilidades para a vida, capacitação profissional e inserção profissional.
“É um percurso espiritual que levará os católicos a ver a si mesmos nos rostos dos seus próximos, a cultivar um espírito de solidariedade a nível mundial e a encontrar novamente o amor de Deus”, explicou CRS em um comunicado.
Por sua parte, Joan Rosenhauer, vice-presidente executivo do CRS disse: “Mesmo que as comunidades pobres enfrentem um tipo de violência diferente da que existia na época do Arcebispo Romero, a sua mensagem hoje é tão relevante e necessária como naquela época”.
“Refletimos sobre o seu exemplo, não só para falar como ele, mas também para ter a coragem que nos permita agir como ele”, acrescentou.
Além disso, indicou que como católicos “temos a obrigação de falar em nome daqueles cujas vozes são frequentemente silenciadas pela pobreza, violência e insegurança”.
O CRS incentivou os católicos dos Estados Unidos a rezar por El Salvador durante a semana e a refletir sobre a mensagem pacífica e ao mesmo tempo ativa de Dom Óscar Romero.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Como recordamos, em El Salvador Dom Romero denunciou sem medo de violência e abusos de direitos humanos em meio ao começo de uma sangrenta guerra civil no país em 1979. As pessoas do povoado e das aldeias de todo o país escutavam no rádio as suas homilias em busca de força e consolo.
O Arcebispo foi assassinado enquanto celebrava a Missa em 24 de março de 1980. O Papa Francisco o declarou mártir em fevereiro de 2015 e foi beatificado no dia 23 de março do mesmo ano.
Os salvadorenhos celebrarão até o dia 15 de agosto de 2017 um ano jubilar especial dedicado ao beato.
Catholic Relief Services é a agência oficial da comunidade católica nos Estados Unidos para a ajuda humanitária internacional presente em mais de 100 países. Seu trabalho de ajuda e desenvolvimento é alcançado através de programas de resposta a emergências, ao HIV, à saúde, agricultura, educação, micro finanças e construção da paz.
Confira também:
Enviam a Roma testemunho de possível milagre atribuído a intercessão de Dom Romero https://t.co/e1zOkuwvtv
— ACI Digital (@acidigital) 3 de março de 2017