A biblista francesa Anne-Marie Pelletier será encarregada de escrever os textos das meditações das Estações da Via Sacra que o Papa Francisco presidirá no Coliseu romano na Sexta-feira Santa, 14 de abril, segundo anunciou o Vaticano.

Não é a primeira mulher a escrever as meditações da Sexta-feira Santa, pois em 2012, um casal que ia completar 60 anos de casamento, Danilo e Ana María Zanzucchi, foi escolhido por Bento XVI para esta missão. Estes cônjuges pertenciam ao Movimento Focolares.

Além disso, em 2011, Bento XVI encomendou a preparação das meditações à Irmã Maria Rita Piccione, Presidente da Federação dos Mosteiros Agostinianos da Itália “Nossa Senhora do Bom Conselho”.

A biblista escolhida por Francisco para preparar as meditações deste ano, Anne-Marie Pelletie, é conhecida, entre outras coisas, por ter ganhado o prestigioso Prêmio Joseph Ratzinger em 2014.

Nasceu em 1946, Pelletier – que com seus trabalhos investigou também o papel da mulher no cristianismo e na Igreja –, ensinou linguística geral e literatura comparada na Universidade de Paris X, teologia do matrimônio no Institut catholique de Paris e, desde 1993, Sagrada Escritura e Hermenêutica bíblica no “Studio” da Faculdade Notre Dame do seminário de Paris.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Foi professora de Bíblia no Instituto Europeu de Ciências Religiosas, no campo da École pratique des Hautes études de Paris.

Entre as suas obras estão: Lectures du Cantique des Cantiques. De l'énigme du sens aux figures du lecteur (1988), Lectures bibliques. Aux sources de l aculture occidentale (1995), Le christianisme et les femmes. Vingt siècles d'histoire (2001).

Confira também: