FATIMA, 13 de mai de 2017 às 06:55
O Papa Francisco declarou santos neste dia 13 de maio Francisco e Jacinta Marto, os pastorinhos videntes de Fátima, no início da multitudinária Missa que celebra nesse momento no átrio do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal.
Temos dos novos santos, Francisco e Jacinta Marto, os pastorinhos videntes de #Fátima.#Fátima100 #PapaFátima https://t.co/cGtTI80N2v pic.twitter.com/a6V6cR2Exd
— ACI Digital (@acidigital) 13 de maio de 2017
De acordo com o rito, o Santo Padre ouviu atentamente a solicitação do Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Augusto dos Santos Marto, para que se “inscreva os beatos Francisco Marto e Jacinta Marto no Catálogo dos Santos e, como tais, sejam invocados por todos os cristãos”.
Durante o pedido, o Prelado esteve acompanhado pela postuladora da causa, a religiosa Angela Coelho. Em seguida, leu uma breve biografia dos pequenos irmãos que, em 1917, junto com sua prima Lúcia – atualmente Serva de Deus –, foram testemunhas das seis aparições da Virgem Maria nesta localidade portuguesa.
Assim, após a ladainha dos santos, o Papa procedeu ao recitar a fórmula de canonização: “Em honra da Santíssima Trindade, para exaltação da fé católica e incremento da vida cristã, com a autoridade de nosso Senhor Jesus Cristo, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e a nossa, depois de termos longamente refletido, implorado várias vezes o auxílio divino e ouvido o parecer de muitos Irmãos nossos no Episcopado, declaramos e definimos como Santos os Beatos Francisco Marto e Jacinta Marto, e inscrevemo-los no Catálogo dos Santos, estabelecendo que, em toda a Igreja, sejam devotamente honrados entre os Santos. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”.
Depois do agradecimento de Dom António Marto e aplauso dos milhares de fiéis, teve início a liturgia da palavra.
Procissão de Nossa Senhora de #Fátima com as relíquias de Francisco e Jacinta. #Fátima100 #PapaFátima https://t.co/h77H1xkSXd pic.twitter.com/UoWIGlQ2E2
— ACI Digital (@acidigital) 13 de maio de 2017
Antes de começar a Missa, a imagem de Nossa senhora de Fátima entrou em procissão levada pelos cadetes da Academia Militar.
Do mesmo modo, ingressaram as duas candeias contendo as relíquias de Francisco e Jacinta, carregadas pela postuladora, a irmã Angela Coelho, e pelo consultor da postulação, Pedro Valinho, acompanhados de cerca de 20 crianças e adolescentes entre 9 e 16 anos.
Relíquias dos novos santos Francisco e Jacinta Marto, videntes de #Fátima. #Fátima100 #PapaFátima https://t.co/h77H1xkSXd pic.twitter.com/j1CUvot7SA
— ACI Digital (@acidigital) 13 de maio de 2017
A imagem da Virgem e as relíquias foram colocadas à direita do altar. A Eucaristia é concelebrada por 8 Cardeais e 73 bispos e arcebispos.
Durante a homilia, o Papa assegurou que Maria, “antevendo e advertindo-nos para o risco do Inferno” ao qual uma vida sem Deus leva, apareceu em Fátima a três pastorinhos para “lembrar-nos a Luz de Deus que nos habita e cobre”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Pois “é sobretudo este manto de Luz que nos cobre, aqui como em qualquer outro lugar da Terra quando nos refugiamos sob a proteção da Virgem Mãe para Lhe pedir, como ensina a Salve Rainha, ‘mostrai-nos Jesus’”, afirmou.
O Papa recordou aos fiéis que “temos uma Mãe” e os exortou a agarrar-se a ela como filhos. Além disso, destacou que na celebração deste sábado “nos congregamos aqui para agradecer as bênçãos sem conta que o Céu concedeu nestes cem anos” das aparições e que passaram “sob o referido manto de Luz que Nossa Senhora”.
“Como exemplo, temos diante dos olhos São Francisco Marto e Santa Jacinta, a quem a Virgem Maria introduziu no mar imenso da Luz de Deus e aí os levou a adorá-Lo. Daqui lhes vinha a força para superar contrariedades e sofrimentos”, afirmou.
O Pontífice assinalou que “a presença divina tornou-se constante nas suas vidas, como se manifesta claramente na súplica instante pelos pecadores e no desejo permanente de estar junto a ‘Jesus Escondido’ no Sacrário”.
Finalmente, Francisco pediu que “sob a proteção de Maria, sejamos, no mundo, sentinelas da madrugada que sabem contemplar o verdadeiro rosto de Jesus Salvador, aquele que brilha na Páscoa, e descobrir novamente o rosto jovem e belo da Igreja, que brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor”.
Durante a apresentação das ofertas esteve presente o menino brasileiro que ficou curado milagrosamente graças à intercessão dos novos santos. O menor recebeu um afetuoso abraço do Santo Padre ao chegar ao altar.
#PapaFátima recebe as ofertas de Lucas, menino que ficou curado pela intercessão dos videntes de #Fátima. #Fátima100https://t.co/cGtTI80N2v pic.twitter.com/2oSPhc1Ofo
— ACI Digital (@acidigital) 13 de maio de 2017
Também esteve presente a família do argentino Jorge Sosa, vigilante e sacristão do Santuário, que se casou com Isabel, uma mulher portuguesa, e decidiram chamar seus dois filhos de Francisco e Jacinta, como os pastorinhos de Fátima.
Ao final da Eucaristia, o Santo Padre dirigiu umas palavras aos enfermos que participaram da Missa de canonização. “Jesus sabe o que significa o sofrimento, compreende-nos, consola-nos e dá-nos força, como fez a São Francisco Marto e a Santa Jacinta, aos Santos de todos os tempos e lugares”, assegurou-lhes, para em seguida abençoá-los pessoalmente com o Santíssimo Sacramento.
Finalmente, do altar, Francisco concluiu a Missa abençoando os milhares de peregrinos com o ostensório.
Confira também:
Papa Francisco visita a Basílica de Nossa Senhora do Rosário em Fátima https://t.co/TL82TRvMM5
— ACI Digital (@acidigital) 13 de maio de 2017