REDAÇÃO CENTRAL, 7 de jun de 2017 às 11:30
O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira novos Bispos Auxiliares para as Arquidioceses brasileiras do Rio de Janeiro e Curitiba.
Para a Arquidiocese do Rio, o Pontífice nomeou o Pe. Juarez Delorto Secco, do clero da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES). E para a Arquidiocese de Curitiba, os Padres Francisco Cota de Oliveira, do clero da Diocese de Divinópolis (MG), e Amilton Manoel da Silva, membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (passionista).
O novo Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro é natural de Cachoeiro de Itapemirim, onde nasceu em 4 de julho de 1970. Antes de ingressar no seminário, estudou Direito Civil e exerceu a profissão de advogado.
Estudou Filosofia e Teologia no Instituto da Arquidiocese de Vitória (ES) e se especializou em Direito Canônico. É Membro da Associação dos Padres do Prado.
Foi ordenado sacerdote em 10 de março de 2001, incardinando-se na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, onde foi pároco, coordenador diocesano da pastoral vocacional; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.
Atualmente, é pároco da Catedral; Chanceler da Cúria; Vice-Reitor do Seminário Maior; Professor da Escola Diaconal; Juiz do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Vitória e Coordenador regional de Pastoral.
Já o novo Bispo Auxiliar de Curitiba, Padre Francisco Cota de Oliveira, nasceu em 5 de agosto de 1969 em Onça do Pitangui, Diocese de Divinópolis (MG). Estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica em Belo Horizonte e Teologia no Instituto Dom João Rezende Costa, na mesma cidade.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Foi ordenado sacerdote em 1° de agosto de 1999 e incardinado na Diocese de Divinópolis, na qual foi vigário paroquial, pároco e administrador paroquial. Também serviu como Assessor diocesano da Pastoral juvenil; Professor no Seminário Propedêutico e de Teologia para leigos; Promotor de Justiça do Tribunal Eclesiástico diocesano; Membro do Conselho Econômico diocesano.
Atualmente, é pároco de Nossa Senhora do Pilar, em Pitangui (MG).
Por sua vez, Pe. Amilton Manoel da Silva, que também é novo Bispo Auxiliar da arquidiocese paranaense, nasceu em 2 de março de 1963, em Osvaldo Cruz, Diocese de Marília (SP).
Estudou Filosofia na Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Teologia no Instituto de Teologia de São Paulo-ITESP. Emitiu a profissão religiosa em janeiro de 1997 como Membro da Congregação da Paixão de Jesus Cristo (Passionistas) e recebeu a ordenação sacerdotal em 17 de dezembro de 2000.
Em sua Congregação, desempenhou inúmeros cargos, desde mestre de noviços até Superior Provincial da Província Passionista do Calvário, com sede em São Paulo. Também foi Assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil, pregador de exercícios espirituais e vigário paroquial em Colombo e Ponta Grossa (PR).
Atualmente, é pároco de “São Paulo da Cruz” na Arquidiocese de São Paulo.