Lealdade, respeito e perseverança são valores tradicionais do mundo do esporte que o Papa Francisco incentiva a levar à sociedade para construir uma “cultura do encontro”.

Assim assinalou durante a audiência com os jogadores e representantes da Liga Nacional de Futebol Americano, que foram recebidos na Sala Paulo VI antes da Audiência Geral de hoje.

O Santo Padre começou seu discurso destacando o seu amor pelo esporte: “Assim como vocês, eu sou apaixonado por futebol, embora no país onde eu nasci, joguem de uma maneira muito diferente”, brincou.

Em seguida, refletiu sobre o que o esporte pode contribuir para a sociedade. O Papa destacou “os valores tradicionais da lealdade e do espírito esportivo que tentam praticar tanto no campo quanto em suas vidas, em suas famílias e na sua comunidade”.

“O mundo no qual vivemos, e especialmente os jovens, precisam de modelos, pessoas que nos mostrem como dar o melhor de nós mesmos para que os dons e talentos que Deus nos deu deem frutos. Assim, indicam o caminho de um futuro melhor para a nossa sociedade”, pontuou.

Nesse sentido, afirmou que “o trabalho de uma equipe, o jogo leal e o desejo de melhorar são valores, também no sentido religioso do termo, que orientam seus esforços no campo”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Entretanto, “também há uma necessidade urgente destes valores fora do campo, em todos os aspectos da vida na comunidade. São os valores que ajudam a construir uma cultura do encontro, na qual se previne e ajuda os nossos irmãos e irmãs em suas necessidades e combate-se o individualismo exagerado, a indiferença e a injustiça que nos impede de viver como uma só família humana”.

“Quanta necessidade há no mundo desta cultura do encontro!”, concluiu o Papa Francisco.

Confira também: