MADRI, 14 de jul de 2017 às 14:00
O município espanhol de Larrabetzu – governado pelo partido de esquerda Euskal Herria Bildu – organizou um evento para derrubar uma cruz considerada “franquista”, mas a falta de previsão resultou em ao menos quatro ferido, depois que o monumento caiu perto dos que assistiam.
O monumento, denominado Cruz de Gaztelumendi, foi erguido após a Guerra Civil Espanhola, em memória aos falecidos do grupo franquista durante seus enfrentamentos com o grupo republicano.
O município espanhol decidiu em 26 de abril deste ano, por unanimidade, derrubar a cruz por sua “simbologia, situação de ruína e possibilidade de desabamento iminente”.
No dia 10 de julho, com diversas pessoas assistindo, entre os quais simpatizantes do separatismo catalão e basco, após o canto do hino socialista “A Internacional”, as autoridades começaram o procedimento para derrubar a cruz.
Apesar de ter estabelecido um perímetro de segurança de cerca de 10 metros, as autoridades não previram que em vez de cair para a lateral, a cruz poderia cair para frente, como aconteceu.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Entre os quatro feridos, há uma mulher que teve as duas pernas fraturadas.
Confira também:
VÍDEO: Católicos se acorrentam a emblemática cruz e evitam sua retirada na Espanha https://t.co/b9P8ZQJyqI
— ACI Digital (@acidigital) 17 de dezembro de 2016