O Arcebispo emérito de Botucatu, em São Paulo,  Brasil, Dom Vicente Marchetti Zioni, irá comemorar o Jubileu de Ouro de sua sagração Episcopal no próximo dia 2 de julho.

A ação de graças terá início com uma Missa, às 15 horas, na Catedral Basílica Menor de Sant’Ana, em Botucatu, região central do Estado de São Paulo. São esperados para a celebração bispos, padres, religiosos e amigos do arcebispo.

Dom Vicente Zioni, de 93 anos, continua em plena atividade: é professor do Curso de Teologia para leigos mantido pela Arquidiocese de Botucatu, é diretor espiritual da Legião de Maria e atua como capelão da Vila dos Meninos Sagrada Família, onde reside em Botucatu.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Dom Zioni nasceu no dia 14 de dezembro de 1911 em São Paulo. Foi ordenado sacerdote no dia 11 de abril de 1936, em Roma, Itália. Bacharel em Teologia e Direito Canônico pela Universidade Gregoriana, foi reitor do antigo Seminário Central do Ipiranga, de São Paulo. Nomeado bispo-auxiliar de São Paulo pelo Papa Pio XII, foi sagrado na Catedral da Sé no dia 29 de junho de 1955.

Professor e formador de dezenas de padres e bispos, dentre os quais o Primaz do Brasil e Arcebispo de Salvador, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Zioni é um dos mais antigos prelados da Igreja no Brasil. Foi o primeiro bispo diocesano de Bauru (1964-1968) e o segundo arcebispo metropolitano de Botucatu (1969-1989).