REDAÇÃO CENTRAL, 25 de ago de 2017 às 16:00
Nesta semana, viralizou através do serviço de mensagens de WhatsApp um texto atribuído ao Papa Francisco sobre a família que não foi pronunciado pelo Pontífice.
A mensagem que afirmam ser do Papa é intitulada “Família, lugar de perdão”, e garante que foi extraída de uma homilia pronunciada pelo Santo Padre em um “retiro”, sem especificar a data e o local. “Independentemente da religião, veja como é bonito o que o Papa Francisco escreveu sobre a família. Um espírito evangelizador, sem dúvida”, diz o autor anônimo.
De acordo com o boato, o Papa diz: “Não existe família perfeita. Não temos pais perfeitos, não somos perfeitos, não nos casamos com uma pessoa perfeita, nem temos filhos perfeitos. Temos queixas uns dos outros. Decepcionamos uns aos outros. Por isso, não há casamento saudável nem família saudável sem o exercício do perdão”.
“O perdão é vital para nossa saúde emocional e sobrevivência espiritual. Sem perdão a família se torna uma arena de conflitos e um reduto de mágoas. Sem perdão a família adoece. O perdão é a assepsia da alma, a faxina da mente e a alforria do coração. Quem não perdoa não tem paz na alma, nem comunhão com Deus”, continua o texto.
“A mágoa é um veneno que intoxica e mata. Guardar mágoa no coração é um gesto autodestrutivo. É autofagia. Quem não perdoa adoece física, emocional e espiritualmente.
É por isso que a família precisa ser lugar de vida e não de morte; território de cura, e não de adoecimento; o palco de perdão, e não de culpa. O perdão traz alegria onde a mágoa produziu tristeza; cura, onde a mágoa causou doença”, indica o boato.
Abaixo do texto está escrito: “Papa Francisco. Envie para todas as famílias que você conhece”.
Esta mensagem começou a circular nas redes sociais em 2015 e foi postada no Facebook em uma conta não oficial do Vaticano nem do Pontífice.
Esta mentira poderia ter sido originada devido a uma deturpação da mensagem do Papa Francisco pelo 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais, divulgado em janeiro de 2015, onde falou sobre a família e o perdão.
“Não existe a família perfeita, mas não é preciso ter medo da imperfeição, da fragilidade, nem mesmo dos conflitos; preciso é aprender a enfrentá-los de forma construtiva”, escreveu o Santo Padre.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Por isso, a família onde as pessoas, apesar das próprias limitações e pecados, se amam, torna-se uma escola de perdão. O perdão é uma dinâmica de comunicação: uma comunicação que definha e se quebra, mas, por meio do arrependimento expresso e acolhido, é possível reatá-la e fazê-la crescer”, acrescentou.
Também poderia ter sido atribuída à mensagem que o Papa deixou às famílias durante a sua visita a Cuba, em 22 de setembro de 2015.
“É verdade, não existe família perfeita, não há marido perfeito, pais perfeitos, ou filhos perfeitos e, se não se zangam, eu diria sogras perfeitas. Mas isso não impede que sejam a resposta para o amanhã. Deus incentiva-nos ao amor, e o amor sempre se compromete com as pessoas que ama”, sublinhou e pediu que, “portanto, cuidemos das nossas famílias, verdadeiras escolas do amanhã”, disse naquela ocasião.
Devemos ter cuidado com o que circula na internet
Em certa ocasião, a Santa Sé advertiu que “estes tipos de textos que circulam pela internet atribuídos ao Papa Francisco geralmente não mencionam a data e a ocasião na qual pronunciou essas palavras”.
“Porque desta maneira, seria fácil para qualquer pessoa procurar na página oficial da Santa Sé e comprovar se realmente eram palavras do Papa”, assinalaram.
Portanto, o Vaticano pediu que se comprove a veracidade das mensagens atribuídas ao Papa na internet através dos sites oficiais da Santa Sé, como a conta de Twitter do Papa Francisco @Pontifex_pt, o site do Vaticano, a Sala de Imprensa da Santa Sé, a página do Facebook de News.va, o jornal do Vaticano L’Osservatore Romano, a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano (CTV) e o aplicativo para celulares e tablets ‘The Pope App’, administrado por News.va.
Confira também:
“Esta vida passa rápido”: Circula novo boato atribuído ao Papa Francisco https://t.co/nqSmzemgYN
— ACI Digital (@acidigital) 20 de abril de 2017