O dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano do Vaticano divulgou um comunicado no qual informou que o seu Prefeito, Cardeal Peter Turkson, participa de 30 de agosto a 4 de setembro da Expo 2017, realizada na cidade de Astana, no Cazaquistão.

A Expo Astana 2017, que começou em 10 de junho, pretende ser um espaço de reflexão com relação à importância de caminhar em direção a um sistema energético mundial baseado em energias renováveis. Acontece no país da Ásia Central até o dia 10 de setembro.

O tema da Expo é “Energia do Futuro”, e a Santa Sé participa deste evento com um pavilhão intitulado “Energia para o Bem Comum: O cuidado da nossa Casa comum”.

A agenda prevê a participação em uma conferência inter-religiosa no Palácio da Paz e da Reconciliação em 31 de agosto, em seguida, de uma coletiva de imprensa no dia 1º de setembro, no qual o Cardeal e o diretor de Cáritas Almaty, Guido Trezzani, mostrarão os conteúdos do pavilhão.

Durante a coletiva de imprense também apresentarão “um projeto vinculado ao uso sustentável da energia e da integração social, especialmente das crianças órfãs e deficientes, que será liderado pela Igreja Católica no Cazaquistão”.

Em 2 de setembro será o National Day da Santa Sé, no qual participarão Kassym Jomart Tokayev, Presidente do Senado do Cazaquistão, e Tomasz B. Peta, Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria de Astana, que lerá a mensagem do Papa para a Expo 2017.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

O último evento da Santa Sé na Expo 2017 será a palestra “Energia para a nossa Casa Comum”, a ser realizada em 3 de setembro na Nazarbayev University, com o objetivo de “aprofundar vários aspectos do uso da energia em um futuro próximo dentro de uma reflexão mais ampla acerca do desenvolvimento integral da pessoa”, indica o texto.

O comunicado do dicastério indica que o Cardeal Turkson será acompanhado pelo Núncio Apostólico no Cazaquistão, Dom Francis A. Chullikatt, por alguns membros da Igreja local e outros membros do dicastério.

Confira também: