Desde a janela de seu estudo no Palácio Apostólico, o Papa Bento XVI recordou diante dos reunidos no Plaza São Pedro que a caridade e a doação cristã se nutrem da Eucaristia.

Na sua reflexão semanal com ocasião do Ángelus dominical, o Papa relacionou a doação cristã com o sacramento da Eucaristia e acentuou que “a atenção amorosa dos cristãos para quem está em dificuldade, e seu compromisso por uma sociedade mais solidária se alimentam continuamente com a participação ativa e consciente na Eucaristia”.

“Quem se nutre de Cristo com fé assimila seu mesmo estilo de vida, que é o estilo de um serviço atento. A caridade operante é um critério que comprova a autenticidade de nossas celebrações litúrgicas”, indicou.

O Santo Padre recordou aos presentes a celebração da Jornada Mundial do Refugiado, e sosteve que a comunidade cristã “se sente próxima a quantos vivem esta dolorosa condição; esforça-se por sustentá-los e em diversos modos manifesta seu interesse e seu amor que se traduz em concretos gestos de solidariedade, para que quem se encontra longe de seu próprio país sinta à Igreja como uma pátria onde ninguém é estrangeiro”.

Deste modo encomendou aos homens, mulheres e crianças que vivem a condição de refugiados “à materna proteção de María Santíssima, quem, junto ao marido São José e ao pequeno Jesus, conheceu a amargura do exílio. Rezemos à Virgem Santíssima para que nossos irmãos e irmãs encontrem em seu caminho acolhida e compreensão”.

Ao finalizar, Bento XVI mencionou a clausura do Congresso Eucarístico em Varsóvia, Polônia, e manifestou seu desejo de que tal evento “contribua a reforçar o espírito de reconciliação fraterna, fundamento necessário para a edificação da comunhão de quantos participam da única mesa de Cristo”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos: