BOGOTÁ, 20 de jun de 2005 às 12:13
Como parte de uma audaz campanha para descobrir e despertar mais vocações à vida religiosa, quatro sacerdotes da Arquidiocese de Bogotá visitam há um ano colégios e paróquias para mostrar aos jovens a nobreza da missão sacerdotal.
A iniciativa nasceu do Arcebispo de Bogotá, Cardeal Pedro Rubiano, quem organizou este “bloco de busca” para confrontar a falta de vocações que levou a Arquidiocese a ter que solicitar sacerdotes de outras jurisdições.
Os sacerdotes visitam constantemente os 42 colégios paroquiais de Bogotá em busca de estudantes de secundária com inquietações vocacionais. Do mesmo modo, coordenam oficinas organizadas em 500 paróquias.
Em uma carta, o Cardeal Rubiano explicou que “diante da realidade da Arquidiocese, a falta de sacerdotes é certamente a tristeza de cada igreja”, por isso “nos urge suscitar, acompanhar e animar aos que se sentem chamados pelo Senhor para segui-lo”.
De acordo a um meio local, a meta é que cada paróquia tenha pelo menos um seminarista e cada sacerdote possa ter a outro que o substitua no futuro.
Entretanto, o “bloco de busca” deve lutar com obstáculos como a má imagem que os jovens têm dos sacerdotes.
Outra dificuldade é ver se o estudante tem vocação ou só quer escapar de problemas pessoais. Também estão, indica o Reitor do Seminário Intermissional São Luis Beltrán, Padre José Grisales, as numerosas ofertas religiosas “que impactam no nível do sensível”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Entretanto, o Pai Héctor Arbeláez é otimista e indica que aos jovens lhes diz que “qualquer um pode ajudar a que (o mundo) seja melhor sendo sacerdote”. É mais, explica que “a situação que hoje se vive dá para que a gente seja direto” e diga sem rodeios: “estamos procurando e descobrindo vocações” e que o sacerdócio “não é para pessoas desconcertadas”.
Campanhas mais agressivas
O Padre Guillermo Orozco, Diretor de Pastoral para os Ministérios Hierárquicos, assinalou que para achar mais vocações religiosas são necessárias campanhas mais agressivas que questionem aos jovens.
Indicou que a crise da família, a vida fácil e o medo dos jovens a comprometer-se são obstáculos que impedem a um jovem olhar a opção sacerdotal.
De acordo a um meio local, em diferentes dioceses se deram iniciativas como evangelizar as famílias ou visitar colégios paroquiais para incentivar aos jovens a explorar esta vocação.