Roma, 9 de out de 2017 às 11:00
Centenas de milhares de poloneses rezaram o rosário no sábado ao longo dos 3.500 quilômetros das fronteiras da Polônia para pedir a Deus, através da Virgem Maria, pela paz no país e no mundo.
O evento foi chamado de “Rosário nas fronteiras” e foi convocado por um grupo de leigos, com o apoio de bispos e sacerdotes. Antes da oração mariana, os fiéis se reuniram em aproximadamente 320 igrejas em 22 dioceses.
A million Christians to pray Rosary on Poland’s border commemorating defeat of Islam. Via @user_one_2015 pic.twitter.com/lCVM14RVEC
— Voice of Europe (@V_of_Europe) 7 de outubro de 2017
Grande manifestazione di Cristianità in #Polonia migliaia lungo i confini a recitare il Rosario...."l'Europa rimanga l'Europa". pic.twitter.com/v0yTBMmeJo
— Alfredo Caputo (@acaputo70) 8 de outubro de 2017
Com mais de 90% da sua população católica, a terra natal de São João Paulo II também é conhecida pelo amor à Virgem Maria na devoção de Nossa Senhora de Czestochowa, Padroeira do país, que neste ano comemora 300 anos da sua primeira coroação canônica.
#Poland is teaching all #Catholics a lesson.#Lepanto anniversary. #Rosary#DeoGratias pic.twitter.com/WPKp7XJJ5K
— Ce Gzz (@CeckG) 8 de outubro de 2017
As orações se espalharam pelo Mar Báltico, pelas montanhas que separam o país da Eslováquia e da República Tcheca, assim como pelo resto das fronteiras.
Na fronteira tcheco-polonesa, próxima à cidade de Szklarska Poreba, centenas de crentes chegaram em dezenas de ônibus e carros na cordilheira de Karkonosze para caminhar ao longo da fronteira.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
[14:00] #rozaniecDoGranic. Rozpocz??a si? modlitwa ró?a?cowa. O wspólnej modlitwie Polaków, w @PolskieRadio24 . https://t.co/HH09QfIWiD
— Polskie Radio 24 (@PolskieRadio24) 7 de outubro de 2017
Jovens, idosos e famílias com crianças pequenas enfrentavam o frio para participar do evento com rosários em suas mãos.
De acordo com os organizadores, a convocação aconteceu por ocasião dos 100 anos das aparições da Virgem de Fátima, que encorajou os três pastores – Irmã Lucia e os Santos Jacinta e Francisco Marto – a rezar o rosário pela paz no mundo e pela salvação das almas.
#rozaniecDoGranic dzieci z abp. Markiem J?draszewskim z @ArchKrakowska w Lud?mierzu. @DoGranic pic.twitter.com/YiTyWvWWCZ
— NSPJ Nowy Targ (@nspjnowytarg) 7 de outubro de 2017
Do mesmo modo, esta oração em massa também coincidiu com a Festa de Nossa Senhora do Rosário, estabelecida no dia 7 de outubro por São Pio X, em memória da vitória cristã sobre os turcos na Batalha de Lepanto em 1571, que impediu que a Europa caísse no poder das tropas muçulmanas e colocasse o cristianismo em perigo.
Como se recorda, antes da batalha, o Papa Pio V pediu que todos os cristãos rezassem o rosário e fizessem jejum pedindo o auxílio da Virgem Maria diante desse perigo.
Enquanto acontecia o combate, organizaram a procissão do Rosário em Roma. A história conta que, em um momento, o Papa disse a um grupo de cardeais que este era o momento de “agradecer a Deus pela vitória que ele conferiu às armas cristãs”. A vitória sobre a ameaça islâmica foi confirmada posteriormente.
Confira também:
10 conselhos para rezar o rosário e chegar a Cristo pelas mãos de Maria https://t.co/P8itgznb9X
— ACI Digital (@acidigital) 7 de outubro de 2017