Em 17 de outubro, um grupo de desconhecidos incendiou o portão de madeira do Santuário da Virgem do Rosário de Yauca, em Ica, região do litoral do Peru.

A notícia foi divulgada através da página de Facebook Procissões de Ica. Em um vídeo, indicaram que o ato teria ocorrido à noite, depois da procissão do Senhor de Luren, uma devoção local muito conhecida.

O templo do Santuário da Virgem do Rosário de Yauca estava fechado porque só é aberto no primeiro e no terceiro domingo de cada mês para a celebração da Missa. Entretanto, os fiéis normalmente se aproximam do templo depois da procissão para deixar flores e acender as suas velas em honra à Virgem.

Procissões de Ica assinalou que o fogo teria sido provocado por algumas velas que colocaram perto da porta exterior de ferro que esta junto com o portão interior de madeira.

Um pedaço do portão queimado/ Foto: Cortesia Santuário da Virgem do Rosário de Yauca

Quando as chamas começaram a consumir a porta de madeira, “os vizinhos imediatamente tentaram solucionar o problema” e os bombeiros chegaram a tempo de extinguir o fogo.

“De acordo com o que podemos apreciar, não foi acidental, não foi por acaso, foi algo planejado. Foi um atentado na casa da nossa Mãe. Não tem lógica isso que aconteceu”, afirmaram.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Bombeiros apagando o fogo/ Foto: Cortesia Santuário da Virgem do Rosário de Yauca

O reitor do santuário, Pe. José, disse a Procissões Ica que isso “nos preocupa e causa indignação, seja qual for o motivo, por maldade ou pela má formação que as pessoas têm no momento de acender as velas. Compreendemos a devoção, mas é necessário medir as consequências”.

“Se foi um ato intencional, peço o apoio das autoridades” para evitar esses incidentes, disse e exorto as pessoas a “serem mais cuidadosas” ao visitar o templo.

Nesse sentido, Procissões de Ica manifestou no vídeo: “Esperemos que as pessoas que provocaram esse problema levem em consideração os danos causados”.

Também apelaram ao prefeito de Yauca del Rosario a fim de aumentar as medidas de segurança e prevenir a falta de água e luz na região. A respeito do ataque ao santuário, pediram que “assumam as consequências e possamos resolver esta situação”.

Confira também: