NOVA IORQUE, 1 de nov de 2017 às 09:00
O Arcebispo de Nova York, Cardeal Timothy Dolan, lamentou a “violência sem sentido” depois do atropelamento e tiroteio ocorrido na tarde de ontem em Lower Manhattan, que provocou a morte de pelo menos 8 pessoas. O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, descreveu o fato como um atentado terrorista.
Em uma coletiva de imprensa ontem à tarde, o prefeito de Nova York assinalou que o “covarde ato de terror” deixou pelo menos 8 pessoas mortas e 12 feridas.
This was a cowardly act of terror. It was intended to break our spirit. But New Yorkers are resilient. We will be undeterred.
— Bill de Blasio (@NYCMayor) 31 de outubro de 2017
Em um comunicado enviado ao Grupo ACI, o Arcebispo de Nova York assinalou que “hoje a nossa cidade e o nosso país estão atordoados e horrorizados por outro ato de violência sem sentido”.
“Enquanto os detalhes continuam surgindo, uma coisa é clara: uma e outra vez, independentemente da nossa religião, origem racial, étnica ou ideias políticas, devemos colocar de lado as nossas diferenças e nos unirmos na fé e no amor para apoiar as pessoas que estão feridas, rezar por aqueles que morreram, assim como pelas suas famílias e entes queridos, e trabalhar para um maior respeito e compreensão entre todas as pessoas, a fim de que atos malignos e atrozes como este se tornem algo do passado”, disse o Cardeal.
Por sua parte, o Bispo de Arlington, Dom Michael Francis Burbidge, fez um pedido de oração pelas vítimas do atentado.
“Façamos uma pausa para rezar pelos mortos e feridos em Manhattan, enquanto pedimos a Deus que nos cuide neste momento de necessidade e sempre”, escreveu Dom Burbidge em sua conta no Twitter.
Let us pause to pray for those killed and injured in Lower Manhattan as we ask God to watch over us in our hour of need and always.
— Bishop Burbidge (@BishopBurbidge) 31 de outubro de 2017
Este foi o primeiro atentado terrorista em Nova York em 16 anos, depois do ataque às Torres Gêmeas, em 11 de setembro de 2001.
O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) indicou que, “por volta das 15h05, um homem de 29 anos dirigia um caminhão alugado de Home Depot pela ciclovia em West St/ Houston St em direção ao sul”.
“O caminhão seguiu em direção ao sul no caminho, atingindo muitas pessoas, 8 pessoas morreram, 11 ficaram gravemente feridas, mas não ameaçam suas vidas”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
NYPD assinalou que enquanto o atacante dirigia ao sul, “bateu em um ônibus escolar”.
“Depois de se chocar com o ônibus escolar, o homem saiu segurando duas armas de fogo. Um policial designado nesta área atirou, ferindo-o no estômago”.
A polícia assinalou que o motorista, “um homem de 29 anos, foi levado preso”, enquanto “uma arma de paintball e uma espingarda de chumbinho foram encontradas no local”.
A Catedral de São Patrício, em Nova York, assegurou que se une “em oração pelas vítimas do trágico incidente desta tarde, pelas suas famílias e pela família maior de Nova York”.
We unite in #prayer for the victims of this afternoon’s tragic incident, for their families, and the greater family of #NewYork. #peace pic.twitter.com/utZVMB4ap7
— StPatsNYC (@StPatsNYC) 31 de outubro de 2017
Através do Twitter, a Diocese de Brooklyn também encorajou ontem a unir-se em oração, “enquanto rezamos pelas vítimas da terrível tragédia de hoje”.
Join with the @BrooklynDiocese, as we pray for the victims of today's terrible tragedy on the West Side Highway. https://t.co/HsLr1Ctixl
— Diocese of Brooklyn (@BrooklynDiocese) 31 de outubro de 2017
Confira também:
Tiroteio em Las Vegas: Sacerdote abençoa hotel enquanto reza a São Miguel Arcanjo https://t.co/qBf4cvH8c1
— ACI Digital (@acidigital) 27 de outubro de 2017