O Papa Francisco erigiu uma nova Diocese no Brasil, a de Cruz das Almas (BA), desmembrada da Arquidiocese de Salvador, e nomeou como seu primeiro Bispo Dom Antônio Tourinho Neto, até então Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE).

A nova Diocese desmembrada da Arquidiocese de Salvador será composta pelos municípios de Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Cruz das Almas, Governador Mangabeira, Maragogipe, Muritiba, Santo Amaro, São Félix, Sapeaçu e Saubara.

Em uma nota por meio da qual anunciou o desmembramento, a Arquidiocese de Salvador afirma que “a criação desta Diocese é um antigo sonho dos fiéis do Recôncavo Baiano”.

“Agradecemos ao Santo Padre por ter acolhido o antigo desejo do povo do Recôncavo, felicitamos os fiéis da nova Diocese e pedimos que todos elevem preces aos céus pelo povo da nova Diocese e, particularmente pelo seu Bispo Diocesano”, acrescenta a nota assinada pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Com uma área de 2.409 km², a nova Diocese de Cruz das Almas abrange uma população de 324.392 pessoas, das quais, 191.228 são católicas. Possui16 paróquias, 19 sacerdotes diocesanos, 7 diáconos permanentes, 4 seminaristas e 18 religiosas.

A instalação da nova Diocese acontecerá no dia 28 de janeiro, às 10h, na Matriz da Paróquia Nossa do Bom Sucesso.

Primeiro Bispo

Dom Antônio Tourinho Neto é natural de Jequié (BA), tendo nascido em 9 de janeiro de 1964. Estudou Filosofia na Universidade Católica de Salvador (1982-1984) e Teologia no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro (1985-1988). Possui pós-graduação em Direito Canônico pelo Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Foi ordenado sacerdote em 20 de janeiro de 1990, incardinado na Diocese de Jequié. Em 12 de novembro de 2014, foi nomeado Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, tendo recebido a ordenação episcopal em 17 de janeiro de 2015.

Em uma carta de saudação à nova Diocese de Cruz das Almas, Dom Tourinho Neto agradeceu “imensamente a Arquidiocese de São Salvador da Bahia pela generosidade em doar uma parte do seu território para que se constituísse uma nova Diocese em terras baianas”.

Também recomendou seu “episcopado e a nova Diocese a Nossa Senhora do Bom Sucesso, excelsa Padroeira de Cruz das Almas”.

“Irei como pastor desta porção do Povo de Deus, tendo em vista um princípio: fazer-me servo por amor, pois creio que ‘o amor vence tudo’”, afirmou.

Confira também: