FATIMA, 14 de dez de 2017 às 17:00
O Ano Jubilar do Centenário das Aparições de Fátima foi um período “atípico” para o Santuário mariano de Portugal, consolidando seu caráter internacional, com aumento significativo não apenas no número de peregrinos, mas também nos pedidos de orações.
O Santuário de Fátima ainda não possui os dados oficiais do Centenário das Aparições na Cova da Iria, porém, números preliminares indicam que este foi um ano em que bateram recordes.
A informação havia sido adiantada pelo reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, em novembro, durante o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, que aconteceu em Fátima.
Na ocasião, o sacerdote sublinhou “o aumento significativo de peregrinos vindos de todos os continentes”, ressaltando o crescente número daqueles vindos da Ásia, principalmente os provenientes “da Coreia do Sul, da Índia, da Indonésia, das Filipinas e também da China continental”, país de onde habitualmente não havia grupos de peregrinações.
“Houve muitas ocasiões, sobretudo entre maio e outubro, em que o número de peregrinos estrangeiros não apenas duplicou como chegou a triplicar, o que para nós é particularmente significativo”, afirmou, embora ainda não possua os números oficiais de peregrinos deste ano.
Para o reitor, “a celebração do Centenário consolidou a internacionalização de Fátima, afirmando Fátima a nível internacional como o mais significativo destino de turismo religioso português”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Mas, os reflexos do Ano Jubilar não foram visíveis apenas entre aqueles fiéis que acorreram ao Santuário da Cova da Iria. Também os que estavam distantes se envolveram mais com as celebrações, o que pode ser notado pelo número de pedidos de orações, que bateu todos os recordes até agora registrados.
O Santuário de Fátima divulgou apenas os números dos pedidos de orações contabilizados até o mês de junho, período que já conseguiram contabilizar. Nesses primeiros seis meses de 2017, receberam 381.235 pedidos enviados por carta, e-mail ou pessoalmente, enquanto durante todo o ano de 2016, foram 243.485.
Segundo o site do Santuário de Fátima, até o final de junho, foram contabilizados 87.858 pedidos em português, 30.866 espanhol, 17.929 francês, 11.7671 em inglês, 9.121 em italiano e 11.790 nos restantes idiomas.
Confira também:
O país mais ateu da Europa dedica um ano à Virgem de Fátima https://t.co/uD2AiEHVM4
— ACI Digital (@acidigital) 14 de novembro de 2017