LISBOA, 15 de jan de 2018 às 15:00
O Bispo de Viseu (Portugal), Dom Ilídio Leandro, expressou seu pesar pelo incêndio que atingiu um centro recreativo no concelho de Tondela, deixando 8 mortos e 38 feridos, na noite de sábado, 13 de janeiro.
Câmara de Tondela decreta três dias de luto pelas vítimas de incêndiohttps://t.co/ahbrkYHEkb pic.twitter.com/yUdw3hwXpm
— tvi24 (@tvi24pt) 15 de janeiro de 2018
As chamas tomaram conta da sede da Associação Recreativa Cultural e Humanitária de Vila Nova da Rainha, no concelho de Tondela, por volta das 20h50 de sábado, quando cerca de 60 pessoas estavam no local acompanhando a transmissão televisiva de uma partida de futebol e participando de um torneio de sueca.
As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas, mas, segundo a mídia local, teria sido começado em um dispositivo de aquecimento, conhecido como salamandra, e se espalhado pelo telhado, que continha lã de vidro, um material inflamável.
A ‘RTP Notícias’ assinala que falta de medidas estruturais de proteção no edifício teriam contribuído para a dimensão da tragédia.
Entre as falhas apontadas está a falta de portas corta-fogo, equipadas de barras antipânico e que abrem para fora. Segundo a imprensa local, o edifício possui dois andares e três portas para o exterior, sendo que junto a uma delas foram encontrados corpos das vítimas fatais. Tal porta foi retirada por populares com a ajuda de uma corda e um jipe.
O incêndio deixou 8 mortos e 38 feridos, dos quais 16 tiveram que ser transferidos para unidades de queimados de Porto, Coimbra e Lisboa. A maior parte das vítimas tem entre 50 e 70 anos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Diante desse ocorrido, o Bispo de Viseu se uniu à dor da comunidade de Tondela.
“As minhas palavras, neste momento, são de lamentar o sucedido, de me unir à dor de toda a Comunidade de Vila Nova da Rainha, de comungar com as famílias mais atingidas e de rezar pelos que partiram e pelos que sofrem as consequências”, afirmou Dom Ilídio Leandro, conforme informa a Agência Ecclesia, do Episcopado Português.
Também apresentou seu pesar pela tragédia o Arcebispo de Braga, Dom Jorge Ortiga.
“Os meus sentimentos, as minhas condolências e a certeza da minha oração aos familiares das vítimas do incêndio em Vila Nova da Rainha, Tondela. Um forte abraço a D. Ilídio Leandro, bispo da Diocese de Viseu”, publicou em sua conta de Twitter.
Confira também:
Igreja é destruída por incêndio a poucos dias do Natal, em Portugal https://t.co/y65GVOtwqG
— ACI Digital (@acidigital) 19 de dezembro de 2017