SANTIAGO, 16 de jan de 2018 às 09:45
“Uma opção radical pela vida”, foi o apelo do Papa Francisco durante o seu discurso ante a presidente do Chile, Michelle Bachelet, e outras autoridades locais no Palácio de la Moneda, uma exortação realizada alguns meses depois da despenalização do aborto promovido pelo governo chileno.
“A alma do caráter chileno é vocação a ser, essa teimosa vontade de existir. Vocação, para que todos são convocados e de que ninguém se pode sentir excluído ou dispensado. Vocação que requer uma opção radical pela vida, especialmente em todas as formas em que a mesma se vê ameaçada”, assinalou o Papa.
Nesse sentido, pediu para fazer do país “uma casa, uma família”, e indicou que para isso é necessária a “capacidade de escuta” entre todos os setores, especialmente os mais vulneráveis, como idosos, crianças, migrantes, comunidades indígenas, entre outros.
“Esta capacidade de escuta adquire um grande valor nesta nação, onde a pluralidade étnica, cultural e histórica exige ser protegida de qualquer tentativa feita de parcialidade ou supremacia e que coloca em jogo a capacidade de deixar cair dogmatismos exclusivistas numa sã abertura ao bem comum que, se não apresentar um caráter comunitário, nunca será um bem”, assinalou.
O Santo Padre disse às autoridades e à sociedade civil que elas “têm um desafio grande e apaixonante: continuar a trabalhar para que a democracia, o sonho dos vossos pais, não se limite aos aspetos formais, mas seja verdadeiramente um lugar de encontro para todos”.
“Seja um lugar onde todos, sem exceção, se sintam chamados a construir casa, família e nação. Um lugar, uma casa, uma família chamada Chile”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Nesse sentido, o Pontífice convidou a recordar as palavras de Santo Alberto Hurtado: “Uma nação, mais do que suas fronteiras, mais do que suas terras, suas cordilheiras, seus mares, mais do que a sua língua ou suas tradições, é uma missão a cumprir”.
Durante o encontro o presidente eleito Sebastián Piñera também esteve presente. No final do seu discurso, o Papa foi acompanhado pelas autoridades para dirigir-se ao Parque O'Higgins, onde celebrará uma Missa multitudinária.
Confira também:
Papa Francisco chegou ao Chile https://t.co/fxmp2sZH6S
— ACI Digital (@acidigital) 15 de janeiro de 2018