VATICANO, 16 de fev de 2018 às 08:31
O Papa Francisco atendeu a confissão de vários sacerdotes de Roma durante o tradicional encontro de início de Quaresma, realizado em 15 de fevereiro, na Basílica Pontifícia de São João de Latrão, e também aproveitou a oportunidade para dar-lhes alguns conselhos.
No diálogo do Pontífice com os sacerdotes, mencionou as três fases da vida sacerdotal.
Incentivou os sacerdotes jovens a adquirir um estilo sacerdotal. Aos sacerdotes de idade intermediária, recordou a importância de desapegar-se das coisas e dos aspectos da vida que caracterizaram a fase anterior. Finalmente, convidou os sacerdotes idosos a dedicar o se tempo aos mais jovens.
O Santo Padre também incentivou a buscar seu próprio estilo sacerdotal, como se fosse uma carta de identidade ou uma característica pessoal, porque todo sacerdócio é único.
Sacerdotes jovens
Segundo informou Vatican News, o Papa convidou os sacerdotes jovens a não olhar tanto para as circunstâncias e os limites do tempo de cada um e os exortou a concentrar-se no encontro com o Senhor.
Em seguida, encorajou-os a recorrer ao diretor espiritual, porque, como são jovens, correm o risco de viver a experiência da solidão, e convidou-os a buscar uma figura de referência.
Sacerdotes de idade intermediária
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Francisco também falou da crise da idade intermediária, quando o sacerdote pode sofrer decepções com tantas coisas, mas que vive com humildade o sacerdócio. Sugeriu que escutem o segundo chamado do Senhor.
Além disso, o Papa também recordou a importância de ir ao encontro do Senhor para evitar cair em tentações. Falar com Cristo diante do sacrário. Frequentar a confissão para receber o perdão de Deus.
Recordou-lhes a importância de sentir-se desapegados das coisas, porque na idade intermediária é quando começam a “despedir-se” de algumas coisas.
Sacerdotes idosos
Aos sacerdotes mais idosos, o Pontífice sugeriu que deveriam permanecer disponíveis. O Papa disse que a fase idosa é o momento em que se pode acolher. Pode-se dar tempo aos outros, especialmente aos jovens, para ajudá-los a encontrar suas raízes.
Confira também:
Papa emite Motu Proprio sobre processos de renúncia de bispos e cargos pontifícios https://t.co/36gVCj8NPU
— ACI Digital (@acidigital) 15 de fevereiro de 2018