WASHINGTON DC, 21 de fev de 2018 às 14:30
A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, na sigla em inglês) exortou os fiéis a telefonar para os congressistas na segunda-feira, 26 de fevereiro, e exigir assim uma solução legislativa para os “dreamers”.
Os prelados expressaram em um comunicado em 19 de fevereiro que estão “profundamente decepcionados porque o Senado” não conseguiu fazer um acordo para proteger os “dreamers” (sonhadores), centenas de milhares de jovens indocumentados que chegaram ao país quando eram crianças.
O prazo para uma solução legislativa termina no próximo dia 5 de março, depois que o presidente Donald Trump decidiu acabar com o programa de Ação Diferencial para Chegados na Infância (DACA, na sigla em inglês).
O texto assinado pelo presidente e pelo vice-presidente da USCCB, Cardeal Daniel DiNardo e Dom José Gómez, respectivamente, pede “novamente para que os membros do Congresso mostrem a liderança necessária a fim de encontrar uma solução humana e justa para esses jovens, que enfrentam diariamente a ansiedade e a incerteza”.
“Também anunciamos um Dia Nacional Católico de Telefonemas para Proteger os Dreamers. Este fim de semana, pediremos aos fiéis de todo o país para que telefonem para os membros do congresso na segunda-feira, 26 de fevereiro, para proteger os dreamers da deportação, para que lhes deem um caminho para a cidadania e evitem qualquer dano às proteções existentes para as famílias e os menores não acompanhados neste processo”, continua o comunicado.
Os bispos dos Estados Unidos sublinharam que “a nossa fé nos obriga a estar com os vulneráveis, incluindo os nossos irmãos e irmãs imigrantes”.
“Nós sempre fizemos isso, mas agora e desta maneira especial devemos mostrar o nosso apoio e solidariedade. Agora é o momento da ação”, concluíram.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O prazo que expira em 5 de março preocupa uma grande quantidade de jovens imigrantes indocumentados que correm o risco de serem deportados.
O DACA é uma ordem executiva assinada por Barack Obama que entrou em vigor em 15 de junho de 2012.
Seu objetivo é proteger imigrantes indocumentados que chegaram ao país antes de completar 16 anos e que permaneceram por mais de cinco anos.
Embora não seja uma lei que proporcione status legal, o DACA protege contra a deportação e dá acesso à permissão de trabalho.
Confira também:
Unidade da família deve ser o coração da política migratória nos EUA, afirma Arcebispo https://t.co/UzwMcfBPjn
— ACI Digital (@acidigital) 15 de fevereiro de 2018