BRASILIA, 21 de mar de 2018 às 15:35
A Nunciatura Apostólica publicou nesta quarta-feira um comunicado no qual informa como o Papa Francisco vem acompanhando de perto e tomando medidas em relação à situação da Diocese de Formosa (GO), cujo bispo, Dom José Ronaldo, foi preso acusado de desvio de recursos.
Dom José Ronaldo, cinco sacerdotes e funcionários administrativos da Diocese de Formosa tiveram a prisão temporária decretada na segunda-feira, 19 de março, na Operação Caifás do Ministério Público de Goiás, acusados de desvio de recursos, que teria causado um prejuízo superior a 2 milhões de reais.
Segundo os investigadores, o Prelado seria o articular do esquema que teria sido montado há cerca de três anos e desviava recursos de dízimos, doações de fiéis, arrecadações de festas e taxas de batismos e casamentos, nas cidades de Formosa, Posse e Planaltina.
Com o dinheiro, de acordo com escutas telefônicas autorizadas pela Justiça, foram compradas uma fazenda de criação de gado e uma casa lotérica.
Após a divulgação do caso, o Arcebispo de Uberaba (MG), Dom Paulo Mendes Peixoto, foi nomeado, nesta quarta-feira, administrador apostólico da Diocese de Formosa.
A seguir, confira a íntegra do comunicado da Nunciatura Apostólica:
O Santo Padre ordenou, no dia 3 de março do corrente ano, que se realize uma Visita Apostólica na Diocese de Formosa, com a finalidade de examinar a situação pastoral e de avaliar o governo do Bispo, Sua Excelência Dom José Ronaldo Ribeiro. Sucessivamente, no dia 10 de março, o Arcebispo de Uberaba, Sua Excelência Dom Paulo Mendes Peixoto, foi nomeado Visitador Apostólico.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
À luz dos novos fatos que envolvem a Diocese de Formosa, o Santo Padre nomeou Sua Excelência Dom Paulo Mendes Peixoto Administrador Apostólico sede plena da Diocese de Formosa ad nutum Sanctae Sedis, conferindo-lhe todas as faculdades para governar a circunscrição eclesiástica e para realizar, contemporaneamente, a Visita Apostólica, precedentemente ordenada.
Sua Excelência Dom Paulo Mendes Peixoto convida a todos, o Clero e a comunidade diocesana de Formosa, a unirem-se em torno de Cristo, Pastor dos Pastores.
Nunciatura Apostólica
Confira também:
Papa nomeia administrador apostólico para a Diocese de Formosa, após Operação Caifás https://t.co/TUe7Gd7urU
— ACI Digital (@acidigital) 21 de março de 2018