Vaticano, 23 de mar de 2018 às 10:00
Em uma entrevista concedida a Vatican News sobre os objetivos do seu dicastério no contexto da reforma da Cúria Vaticana, Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, assinalou que o objetivo principal é promover a Nova Evangelização sobre os frutos herdados do Jubileu da Misericórdia.
Dom Fisichella assinalou que o programa do Papa Francisco para este Pontificado é baseado na Nova Evangelização, o que pode ser encontrado detalhadamente em seu primeiro documento, Evangelii gaudium.
“Acho que posso dizer com convicção que o Pontificado do Papa Francisco se caracteriza por esta ânsia de evangelização. Recordemos as diversas expressões que o Papa Francisco realiza diariamente: uma Igreja em saída, uma Igreja que é um hospital de campanha...”.
Estas expressões “nos levam ao coração da sua mensagem fundamental: a Igreja vive para a evangelização. A Igreja é a vontade de Jesus e, portanto, a missão que Jesus confiou à Igreja é a de evangelizar”.
Em outro momento da entrevista, o Presidente do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização fez um balanço da gestão dos Santuários confiada ao seu dicastério pelo Papa Francisco desde a primavera de 2017.
Explicou que o Dicastério está se reunindo com várias realidades ligadas aos Santuários em diferentes lugares do mundo, com o objetivo de “tornar os Santuários lugares especiais de evangelização”.
“Temos Santuários nos Estados Unidos, na África, na Índia... São situações que nos permitem expressar a capacidade de tornar esses lugares um espaço relevante, próprio para a evangelização”.
Além disso, também fez um balanço sobre os frutos do Jubileu da Misericórdia e como o Pontifício Conselho para a Nova Evangelização os emprega impulsionar a sua missão.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“O Papa Francisco nos pediu para continuar com a espiritualidade da misericórdia”, sublinhou. “Devo dizer que, neste contexto, uma competência que nos confiaram durante o Jubileu é a dos Congressos da Divina Misericórdia”.
Assegurou que já há várias iniciativas e que, neste sentido, é um marco importante a Missa que o Papa Francisco presidirá na Praça de São Pedro no Domingo da Divina Misericórdia, em 8 de abril.
Finalmente, descreveu como é um dia normal no Pontifício Conselho para a Nova Evangelização: “É extremamente dinâmico, porque de manhã começamos a ver todas as práticas, o e-mail... E logo depois, dedicamos um tempo importante para receber as pessoas. Recebemos muitos grupos das dioceses e Bispos para visitas ad limina”.
Também recebem frequentemente “grupos de seminaristas, jovens, todas aquelas realidades de movimentos, de associações que, de fato, realizam diariamente uma obra de evangelização”.
Confira também:
Mons. Viganò renuncia como Prefeito da Secretaria para a Comunicação https://t.co/sWlvBrBo3C
— ACI Digital (@acidigital) 21 de março de 2018