Vaticano, 25 de abr de 2018 às 13:00
Finalmente, já existe um rascunho da constituição apostólica que regulará as funções e tarefas da Cúria e que foi estudado durante alguns dias pelo Conselho de Cardeais que assessora o Papa, conhecido como C-9.
Este seria o rascunho do que alguns vaticanistas têm chamado de a nova ‘Pastor Bonus’, referindo-se ao documento que São João Paulo II promulgou em 1998 e que atualmente regula a organização, composição e competências dos departamentos e organismos da Cúria Romana.
A Sala de Imprensa do Vaticano observou que a redação do novo projeto “ainda pode demorar algum tempo” e depois “os cardeais deverão aprová-lo para ser entregue ao Santo Padre para as suas novas consultas e para a sua aprovação final”.
Até agora, falou-se de vários rascunhos e de uma apresentação rápida, mas nunca um rascunho completo. A nova constituição será baseada: na Cúria Romana a serviço do Santo Padre e das Igrejas particulares; no caráter pastoral das atividades da cúria; no estabelecimento e funcionamento da Terceira Seção da Secretaria de Estado; no anúncio do Evangelho e no espírito missionário como uma perspectiva que caracteriza a atividade de toda a Cúria.
Por outro lado, como de costume, o Cardeal Sean O'Malley, Presidente da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, falou sobre as atividades da Comissão e sobre a primeira sessão plenária da Comissão desde que seus membros foram renovados há algumas semanas.
A Sala de Imprensa do Vaticano explicou que, “durante a recente Reunião Plenária da Pontifícia Comissão para a Proteção de Menores, escutou os testemunhos dos membros recém-nomeados do Brasil, da Etiópia, da Austrália e da Itália”, e o Purpurado “reiterou a prioridade de ter que partir da experiência das pessoas, continuar o trabalho de escutar as vítimas e acolher as suas experiências”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Além disso, Mons. Lucio Adrián Ruiz, Secretário da Secretaria de Comunicação, falou ao C9 sobre o estado da reforma dos meios do Vaticano.
A próxima reunião do Conselho de Cardeais será nos dias 11, 12 e 13 de junho deste ano.
Confira também:
Vaticano procura reduzir os tempos de processos contra abusos a menores https://t.co/CFIEpflk9w
— ACI Digital (@acidigital) 28 de fevereiro de 2018