LIMA, 7 de jul de 2005 às 13:53
A Conferência Episcopal Peruana (CEP) convidou hoje à sociedade civil a conservar a calma e apelar aos mecanismos de diálogo diante da difícil situação social e política que enfrenta o país.
O Presidente da CEP e Bispo de Tacna e Moquegua, Dom José Hugo Garaycoa Hawkins; e o Bispo do Callao, Dom Miguel Irízar Campos, apresentaram um pronunciamento episcopal a um ano de realizar-se as eleições presidenciais e ante as recentes manifestações sociais contra o governo.
“As formas indevidas de protesto –que atentam contra a vida, a saúde, educação e o livre trânsito afetam aos mais necessitados e criam instabilidade e insegurança”, declarou Dom Garaycoa.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Os prelados chamaram os partidos políticos a criar uma cultura de diálogo política e ética que responda às necessidades do país. Dom Garaycoa convidou aos diferentes setores políticos e corporativos a um acordo meio pelo diálogo, como a única saída clara para os conflitos.
“Invocamos a todos os atores sociais a priorizar o diálogo e o acordo com os diferentes setores, procurando juntos uma solução integral aos problemas que afetam ao país mediante ações concretas e responsáveis, a demonstrar nosso amor ao Peru, procurando os caminhos que nos levem a sair desta crise e a não nos deixar abater pelo desalento e o desinteresse reinantes”, adicionaram.
Dom Irízar se referiu à necessidade de que os cidadãos modifiquem suas atuações e troquem seus critérios pelos de paz e justiça. Pediu que o homem privilegie uma conversão e reconciliação pessoal que possa transmitir à sociedade.