Lisboa, 5 de jun de 2018 às 12:00
Há 100 anos, diante de uma peste que assolava a população, fiéis de Viana do Castelo, Portugal, fizeram uma promessa ao Sagrado Coração de Jesus e, no próximo domingo, 10 de junho, voltam a cumpri-la com uma tradicional peregrinação.
Trata-se da Peregrinação Diocesana ao Sagrado Coração de Jesus no Monte de Santa Luzia, que acontece anualmente e completa o seu centenário. É organizada pela Diocese de Viana do Castelo e pela Confraria de Santa Luzia e reúne fiéis de todas as freguesias do concelho e de outros pontos do país.
Tudo começou em 1918, quando a peste pneumônica assolava toda a população. Conforme explica o site da Confraria de Santa Luzia, “na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal fato registou-se e por isso a promessa teve de ser cumprida”.
Por isso, em declarações à agência Lusa, o vigário paroquial de Santa Maria Maior, Vítor Rocha, assinalou que “o ano de 2018 carrega consigo uma recordação histórica”. “Decorrem no dia 10 de novembro os 100 anos do voto – prometido pelos vianenses – de consagrar a cidade e o seu povo ao Sagrado Coração Jesus, na imagem que já se encontrava em frente à capela de Santa Luzia”, acrescentou.
Entretanto, o vigário recordou que, embora a promessa tenha sido feita em 1918, “a primeira peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus só se cumpriria três anos depois, em 1921, porque até então eram proibidas as manifestações religiosas e a subida ao monte de Santa Luzia”.
Além disso, Pe. Vítor Rocha ressaltou que esta promessa teve como resultado não só as peregrinações, mas também se refletiu “na edificação do santuário no alto do monte de Santa Luzia”.
“O retomar das obras de construção do templo, interrompidas desde a Implantação da República, em 1910, deveu-se à renovada afluência de fiéis (a partir de 1921). Mais uma vez, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus impulsionou a construção do Santuário – com toda a sua envolvência espiritual”, contou.
Atualmente, explica a Confraria, a peregrinação ao Templo-Monumento de Santa Luzia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus ocorre todos os anos “no fim de semana depois da semana em que se celebra o Corpo de Deus”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Assim, os cristãos voltam a peregrinar ao Coração de Jesus para “se consagrarem e pediram as suas graças contra as pestes, crises e problemas atuais”, assinala nota enviada pela Diocese de Viana do Castelo à Agência Ecclesia, do episcopado português.
“É sempre uma peregrinação muito participada. Além das as mais de 40 paróquias do arciprestado de Viana do Castelo, participam outras paróquias da diocese e muitos outros fiéis que fazem questão de marcar presença nesta importante manifestação de fé”, indicou à Lusa Pe. Vítor Rocha.
O percurso desta peregrinação terá início às 9h, partindo da igreja de São Domingos, no centro da cidade, e termina após a Missa presidida pelo Bispo de Viana do Castelo, Dom Anacleto de Oliveira, no anfiteatro construído pela Confraria no jardim das Tílias.
Esta será uma oportunidade também para os fiéis conhecerem o novo Edifício das Tílias, que compõe o santuário e foi inaugura em 24 de março deste ano, o qual acolhe o albergue de peregrinos, o museu e os arquivos históricos.
Confira também:
Assim o Sagrado Coração de Jesus transformou um bairro pobre ferido pelo suicídio de jovens https://t.co/mcunHVJqFk
— ACI Digital (@acidigital) 5 de junho de 2018