MANÁGUA, 11 de jul de 2005 às 19:34
A Conferência Episcopal do Nicarágua (CEN) entregou na missa dominical uma mensagem pedindo aos políticos do país ficar de acordo para superar a crise política, derivada da discussão entre o poder Executivo e Legislativo sobre a constitucionalidade de alguns decretos.
A mensagem assinada pelo Dom Juan Abelardo Mata, Bispo da Diocese do Estelí e Secretário Geral da CEN convocou aos políticos a tomar cuidado de não cair em uma “prática oculta de totalitarismo sob o argumento de que se atua pelo povo e a encontrar o caminho da convivência e a harmonia”.
O “totalitarismo pode ser fruto de um falso empenho messiânico de salvação temporária, o qual conduz a outros tipos de messianismos para cair em um círculo vicioso de salvadores e vingadores, trazendo assim regressão, estancamento e anulação de todas as liberdades”, continuou o escrito.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A carta assinalou ao “egoísmo institucionalizado” como uma das causas pela que os nicaragüenses têm apatia diante das propostas políticas, prevalecendo os interesses pessoais e partidistas que levam a nação ao estancamento e perda da esperança em um futuro melhor.
Finalmente, a CEN convocou aos católicos do país a realizar uma semana de oração até 18 de julho, procurando que na “Eucaristia encontremos uma grande escola de paz para ser tecedores de diálogo e comunhão”.