PANAMÁ, 2 de ago de 2018 às 15:00
Uma relíquia de primeiro grau do Beato Óscar Arnulfo Romero, um dos padroeiros da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2019, chegou no dia 31 de julho ao Panamá.
A Arquidiocese do Panamá informou que se trata de um “pequeno fragmento de uma de suas costelas que foi extraído no momento em que realizaram a autopsia depois de seu assassinato em 1980”.
Está colocado sobre um quadro com a imagem de Dom Romero, que foi Arcebispo de San Salvador e será canonizado pelo Papa Francisco em 14 de outubro.
A relíquia foi enviada pela Igreja em El Salvador e entregue ao Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa, por Mons. Rafael Urrutia, postulador da causa de canonização do beato salvadorenho.
A relíquia será exposta na Catedral Metropolitana do Panamá durante a JMJ e espera-se que o Papa Francisco a venere durante sua visita apostólica ao país.
Os organizadores da JMJ Panamá 2019 indicaram que Dom Ulloa assegurou que o Beato Óscar Romero foi o primeiro padroeiro que propuseram para este evento católico internacional.
Do mesmo modo, informou-se que em setembro chegará ao Panamá um relicário que contém um pedaço de tecido com o sangue de Dom Romero, após cair morto em 24 de março de 1980, enquanto celebrava a Missa. Também chegarão um busto e uma réplica de sua mitra.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Dom Óscar Romero será canonizado pelo Papa Francisco no próximo dia 14 de outubro, em Roma, no marco do Sínodo dos Jovens, junto com Paulo VI e outros cinco beatos.
O milagre que permitiu sua canonização foi a cura de uma salvadorenha que estava grávida e sofria de uma doença terminal. Seu marido começou a pedir a intercessão de Dom Romero em 24 de maio de 2015, dia de sua beatificação em San Salvador e, depois, seus amigos se uniram às orações.
Quando os médicos fizeram a cesariana, esperavam que a mulher e o filho falecessem, mas o bebê nasceu saudável e a mãe se curou inexplicavelmente nos dias seguintes.
Confira também:
Anunciam data da viagem do Papa Francisco a JMJ Panamá 2019 https://t.co/eEL2IeVwcE
— ACI Digital (@acidigital) 9 de julho de 2018