CHICAGO, 3 de ago de 2018 às 18:00
Centenas de fiéis participaram da Missa de Ação de Graças no Santuário de Guadalupe em Des Plaines (Estados Unidos), pelo seu reitor, Pe. Esequiel Sánchez, e todos os passageiros sobreviventes do voo AM 2431 Aeroméxico.
A Missa foi presidida em 1º de agosto por Pe. Manuel Padilla, vice-reitor do Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe em Des Plaines, Chicago, e concelebrada pelos sacerdotes Charlie Plovanich e Giovanny Navarro Sanchez.
No dia 31 de julho à tarde, o voo 2431 da Aeroméxico caiu poucos minutos depois de decolar do Aeroporto Guadalupe Victoria, em Durango, com destino à Cidade do México. Pe. Esequiel Sánchez viajava neste voo.
Logo depois do acidente, as autoridades confirmaram que os 97 passageiros, 2 crianças e 4 tripulantes sobreviveram e estavam recebendo atendimento médico.
Bomberos tratan de controlar el incendio de la Aeronave de @Aeromexico mientras que en el Aeropuerto de Durango se vive una crisis ante la emergencia . pic.twitter.com/McorSmvKtO
— TargetMXNoticias (@TargetNoticias) 31 de julho de 2018
Em sua homilia, Pe. Padilla destacou que, embora "não seja agradável" que ocorra um acidente, "é uma boa notícia" saber que nenhum passageiro faleceu.
O acidente, disse, desafiou as probabilidades ao não cair em uma área povoada nem explodir antes que os passageiros conseguissem sair do avião.
"Todos os passageiros e tripulantes conseguiram sobreviver e a maioria já recebeu alta", assinalou e lamentou que diante de tragédias como esta muitas vezes "nos sentimos derrotados por coisas tão pequenas".
"Este é o momento de colocar o nosso coração e os nossos olhos em Deus", assegurou.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O “pequeno cerro do Tepeyac de Chicago"
O Santuário de Guadalupe em Des Plaines está localizado aos pés da "montanha Tepeyac de Chicago", teve a sua origem no final dos anos 1980, quando Joaquín Martínez levou a Chicago uma imagem da Virgem Maria adquirida perto da Basílica de Guadalupe, na Cidade do México.
Em 1995, três sacerdotes começaram a construir a pequena montanha, depois da aprovação da Arquidiocese de Chicago, e em 1996 receberam a doação, por parte da Basílica de Guadalupe, de uma réplica da imagem da Virgem.
Em 1997, o então reitor da Basílica de Guadalupe na Cidade do México participou da bênção do terreno e jogou um pouco de terra levada do cerro do Tepeyac. Além disso, abençoou e entronizou a réplica da Virgem.
Em janeiro de 2013, o falecido Cardeal Francis George, então Arcebispo de Chicago, declarou canonicamente o "pequeno cerro do Tepeyac" como "Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe".
Desde março de 2016, Pe. Esequiel Sánchez é o reitor do Santuário, que a cada 12 de dezembro, Festa de Nossa Senhora de Guadalupe, recebe cerca de 200 mil fiéis.
Confira também:
Sacerdote agradece à Virgem de Guadalupe por “milagre de Durango” https://t.co/hN32IiOzHD
— ACI Digital (@acidigital) 2 de agosto de 2018