Vaticano, 10 de set de 2018 às 11:00
O Conselho dos Cardeais, que aconselha o Papa Francisco na reforma da Cúria e outras questões, começou uma nova reunião no Vaticano e terminará na quarta-feira, 13 de setembro.
Segundo informações da Assessoria de Imprensa, o Papa Francisco participou do primeiro dia desta reunião.
Trata-se da 26ª reunião do também conhecido como C9 pelo número de pessoas que o integram. A primeira reunião do C9 realizou-se de 1 ao 3 de outubro de 2013, e a última de 11 o 13 de junho deste ano.
Embora o Vaticano não tenha sido informado acerca dos temas a serem tratados, esta é a primeira reunião do C-9 depois que em 25 de agosto, Dom Carlo Maria Viganò, ex-núncio nos Estados Unidos, publicou uma carta de 11 páginas assegurando que vários sacerdotes, bispos, cardeais e inclusive o Papa Francisco sabiam dos abusos do ex-cardeal Theodore McCarrick e agiram com negligência ou o encobriram.
No caso do Papa Francisco, Dom Viganò disse que, no início do seu pontificado, em 2013, retirou as sanções de McCarrick impostas supostamente pelo seu predecessor, o atual Papa Emérito Bento XVI.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em junho deste ano, o Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Pietro Parolin, seguindo ordens do Papa Francisco, proibiu a McCarrick de exercer o ministério público, depois que uma investigação realizada pela Arquidiocese de Nova York descobriu que uma acusação de abuso sexual a um menor era "crível e comprovada".
As acusações do ex-núncio provocaram a resposta do episcopado americano que pediu uma investigação completa, realizada por leigos, para chegar à verdade das acusações.
Confira também:
Caso McCarrick: Assim bispos dos EUA respondem a acusações de ex-núncio contra o Papa https://t.co/QoHeumjEEF
— ACI Digital (@acidigital) 29 de agosto de 2018